terça-feira, 30 de outubro de 2012

Meditando com os Signos - de Áries a Câncer

por Corinne Heline

Em cada período astrológico estabelecido por um mês solar, os impulsos divinos provenientes de cada uma das Hierarquias Criadoras nos chegam, através dos Astros Regentes, como ajuda para que possamos desenvolver as forças da Alma. Cada um desses períodos, portanto, nos ensina a lição correspondente aos valores que cada Hierarquia Criadora, por Amor, deseja fazer chegar até nós. Outrossim, associadas a cada mês solar, encontramos as palavras-clave sobre as quais deveremos meditar de forma a conseguirmos a correspondente realização espiritual. Que o proveito que cada irmão tire de suas meditações seja o maior possível, em especial das que realizar durante as noites de Harmonias Planetárias, quando, no mês solar correspondente, mais intensos e vibrantes estarão aqueles impulsos.


 Mês Solar de Áries

Como Áries é o primeiro signo de Zodíaco, ele é o local de novos começos. Nos ciclos anuais das passagens do Sol pelos doze signos, ele anuncia o início do ano espiritual. Ele tem sido assim visto mesmo nas nações em que o ano civil se inicia em outros signos do Zodíaco. Moisés indicou o mês de Abib (março-abril) como o começo do ano (Ex 13:4), por ser o mês da germinação do trigo e do milho. Uma ordem também foi dada a Moisés de que a imolação do cordeiro pascal deveria ocorrer quando a Lua Nova estivesse em Áries. No tempo da Páscoa original, o Sol achava-se próximo da estrela El Natik, que significava perfurado, ferido, imolado. A Lua Cheia estava então próxima à estrela Al Sheraton, que também significa machucado ou ferido. Como a Páscoa antecedeu a crucificação de Jesus Cristo, então os Céus proclamam a vinda de grandes acontecimentos para o destino da humanidade.
As palavras chave para Áries são pureza e sacrifício, e o símbolo de Áries é um cordeiro ou carneiro. Uma vez que foi sob a égide de Áries que o Senhor Cristo veio à Terra, ele é conhecido como o Bom Pastor. Uma representação pictórica bem conhecida mostra o Senhor carregando um cordeiro nos braços.
Durante os primeiros anos da era Cristã, como tem sido dito, o símbolo mais usado não foi o do Cristo crucificado, mas a cruz com um cordeiro repousando em sua base. Não foi senão pelo quarto século de nossa era que o cordeiro foi substituído por uma figura humana pregada na cruz.
Há duas cartas do Tarô que representam Áries, uma é a do Bufão e outra a do Alto Sacerdote. O primeiro representa um jovem com uma sacola sobre os ombros e uma rosa aberta na mão. Ele caminha para frente, destemido e ousado, para enfrentar os desafios da vida. É chamado de bufão porque ainda não iniciou sua busca e ninguém verdadeiramente compreende a vida enquanto não entrar no Caminho da Santidade. A outra carta mostra um Alto Sacerdote sentado em um trono, com um halo de luz dourada sobre a sua cabeça. Com ele, estão duas das mais sagradas relíquias, o santo cálice e a sagrada lança. Em sua mão direita, segura o cálice cheio das paixões humanas. Sobre este, colocou sua mão esquerda, indicando que ele obteve domínio sobre os elementos de sua natureza inferior. Essa figura retrata com detalhes a mais elevada expressão de Áries: autocontrole. As palavras do sábio Rei Salomão carregam a nota chave bíblica dessa conquista: “aquele que demora a se zangar é melhor que aquele que é poderoso e aquele que governa seu espírito é melhor que o que toma uma cidade!” Em um estágio mais elevado, o seguinte texto da Revelação se aplica: “Veja, eu faço novas todas as coisas.”
Richard Wagner, o Iniciado músico, fundamentou sua magnífica peça espiritual sobre Parsifal, na verdade oculta na simbologia dessas duas cartas do Tarot. Parsifal, o verdadeiro tolo, entra casualmente, como assim o foi, nas terras do Castelo do Graal. Involuntariamente, mata um cisne que flutuava nas águas do lago de cura. Através de seu sofrimento e contrição pela má ação cometida, sua alma desperta e ele entra no Caminho da Busca. Ele agora precisa sair pelo mundo para ser tentado para provar sua força, sua coragem e sua perseverança. Wagner disse que o tema de Parsifal era para ser enquadrado no tema “ forte é o poder do desejo, mas mais forte ainda é o poder anímico ganho através da resistência”. No fim, Parsifal retorna para tornar-se o Alto Sacerdote do Salvat ou Rei dos Cavaleiros do Graal. Usando o traje branco de Mestre e carregando a lança sagrada, ele entra no Templo do Graal para curar o ferimento de Amfortas. Depois disso feito, ele torna-se o instrutor dos Cavaleiros do Graal e o guardião fiel do Cálice Sagrado.
O que proporciona a transformação do tolo em Alto Sacerdote? O que transmuta um homem mortal em um que demonstra divindade? É o despertar do grande princípio do EU SOU dentro de si mesmo. É a Ressurreição de seu próprio Espírito Crístico. Esse é o tema do antigo cântico do Templo que ecoa o mais elevado conceito da ressurreição:

Antes de todos os mundos, Eu fui!
Através de todos os mundos, Eu sou!
Quando todos os mundos forem apenas lembranças, Eu serei! 

Na época da Páscoa, quando o Sol ascende do hemisfério sul para o norte, as forças de Cristo passam dos reinos físicos para os espirituais. O corpo da Terra é como o corpo do homem. É interpenetrado pelos veículos mais sutis que se estendem para muito além do corpo físico do planeta.
Repetindo, durante os seis meses do ano em que o Sol passa pelos seis signos abaixo do Equador e, pelos seis meses seguintes, quando passa pelos seis signos acima do Equador, a força de Cristo interpenetra os mais elevados reinos espirituais da Terra. Esses reinos são o lar da chamada morte, a região onde eles prosseguem com suas atividades normais por um tempo num ambiente de encantadora beleza e radiância. É aí que os Anjos e Arcanjos conduzem seus vários ministérios para os habitantes do planeta e sua descendência.
Quando o Sol entra em Áries, ele aponta para a Ressurreição gloriosa, iniciando a estação da transmutação do ano. Então as águas brancas de Peixes se fundem com o fogo vermelho de Áries, uma combinação que se manifesta na exuberância de flores e canções da primavera. É também, para o homem, a estação de transmutação, a época mais propícia para ele arremessar longe a pedra de sua vida passada e aflorar no poder total de uma consciência ressuscitada. Assim como a natureza troca a melancolia do sono do inverno pelo resplendor da primavera, e o Cristo transcende a agonia do Gólgota pela exaltação da alvorada da Ressurreição, do mesmo modo o discípulo que  fervorosa e persistentemente acompanhou o Cristo no íngreme e estreito caminho  tem a sua própria ressurreição nos recém despertados poderes de Cristo dentro de si mesmo.
Essa é a ocasião em que uma transformação surpreendente pode ocorrer dentro de seu corpo templo. Uma nova força emana do líquido branco de seus nervos e se une com uma nova essência nas correntes vermelhas de seu sangue, uma fusão que produz a luz dourada que infunde e envolve o corpo de um Iluminado. São João se referia a essa transformação quando escreveu que algum dia iremos andar na Luz como Ele está na Luz. Vermelho e branco são as cores de Áries e são também as cores da transmutação tanto na Natureza como no homem.


MEDITAÇÃO PARA O MÊS SOLAR DE ÁRIES

20 de Março a 21 de Abril 21
Regência: Marte

Nesta época do ano uma nova vida, um aumento de energia, surge com força irresistível em todos os seres vivos, que os inspira e neles infunde uma nova vitalidade, impelindo-os a novas atividades, mediante as quais aprendem novas lições na Escola da experiência.
O Espírito Solar, Cristo, permaneceu em nossa Terra desde o Natal, irradiando a todo ser vivo a Sua Luz, Sua Vida e Seu Amor, que são Seus dons para o mundo.
Na Páscoa Ele volta ao Pai para descansar e absorver nova Vida, que nos trará no próximo Natal.
Que usemos Seus dons para desenvolver nossas possibilidades espirituais, construir corações nobres e corpos sadios - como os utilizam as plantas para crescer em belas formas e delicado aroma.
A chave de Áries é : INICIATIVA - VALOR - AÇÃO RETA.
Façamos bom uso desta Força!


Mês Solar de Touro
Enquanto o Sol passa de Áries para Touro, uma pessoa sensível torna-se consciente de uma mudança na atmosfera psíquica da Terra, da elevada carga de radiações masculinas de Áries para o modo gentil e acariciante do signo de Touro, governado por Vênus. A Lua, também de natureza feminina, acha-se exaltada no signo que enfatiza ainda mais a doce e amorosa qualidade de um taurino desenvolvido. É, portanto, de acordo com as influências cósmicas que o “Dia das Mães” é festejado no segundo domingo de maio, quando os atributos femininos dos céus estão em ascendência.
Os Antigos representavam Touro como uma alta sacerdotisa sentada em um trono, tendo um  halo em sua cabeça e um  livro aberto apoiado em seus joelhos. Um véu cobria sua face simbolizando um ocultamento dos Mistérios para as multidões não despertadas. A divindade feminina guarda segredos sagrados da vida que nunca são revelados até que um buscador se aproxime com mãos limpas e coração puro.  O véu da sacerdotisa nunca pode ser levantado enquanto o homem guerrear seu semelhante e continuar matando para comer, por esporte, por vaidade ou para praticar crueldades tais como as perpetradas pelos vivisseccionistas. Toda vida é sagrada e precisa ser preservada para que o homem seja merecedor de remover o véu de Ísis e entrar nos mais profundos mistérios da vida.
Os taurinos são naturalmente atraídos para atividades em que as qualidades  venusianas encontram expressão. E, uma vez que Touro é um signo de terra, sua expressão tende para as artes práticas. A profissão de curar é favoravelmente influenciada por Touro, com ênfase em manter o corpo físico em perfeitas condições para o espírito que nele habita.
A nota-chave de Touro é “Eu tenho”. A nota-chave de Vênus, que rege Touro, é “Eu amo”. Num taurino não desenvolvido, isso leva a um amor possessivo que cerceia a liberdade do objeto de seu amor, o que traz desapontamento, discórdia e sofrimento em seu relacionamento. Débitos cármicos pesados são assim contraídos.
Sob a Hierarquia de Touro, a humanidade está pagando um pesado tributo causado anteriormente. Sob seu signo oposto, Escorpião, a dívida está sendo liquidada agora numa escala planetária através de guerras, convulsões sociais e desastres da natureza.
Forças transmutantes prevalecentes na natureza são ativas, sob a influência de Touro, para transformar a vida de um discípulo. Todo personagem bíblico ilustra as características de um signo zodiacal. A personalidade que exemplifica as características de Touro é Maria Madalena. Maria, a irmã de Lázaro, exemplifica Câncer, enquanto que a Abençoada Virgem Maria aparece sob o signo de Virgo, a Virgem. Assim, as três Marias, mais proximamente associadas com a vida e ministério de Jesus Cristo correspondem aos três signos femininos representantes do Zodíaco. Maria Madalena, encantadora e sedutora, foi centrada nas correntes de desejo da Terra; então, quando Cristo surgiu em sua vida, a chama vermelha da paixão foi transformada no fogo branco da alma. Foi essa transformação que concedeu a ela o privilégio de ser o primeiro de todos os Seus seguidores a ver o Senhor em Ascenção, e de ser por Ele ordenada a ir dizer aos outros a mais transcendente mensagem de todos os tempos:  “A Morte Não Existe!”

MEDITAÇÃO MÊS SOLAR DE TOURO

21 de Abril  a  22 de Maio
Regência: Vênus

As palavras-chave para este mês são:
HARMONIA - ATRAÇÃO - BELEZA - FIRMEZA

O Universo está fundamentado sobre a Harmonia; suas partículas estão unidas pelo poder mágico da Atração, posto em ação pelo Divino Amor.
As vibrações de Amor e Harmonia são as que produzem a Beleza da forma que se vê em todas as Obras de DEUS, e este mesmo Poder Divino é responsável pela estabilidade das Leis da Natureza, que são as mesmas "ontem, hoje e pelos séculos" e podem produzir os mesmos efeitos em nosso pequeno Sistema Solar.

"No princípio era o Verbo...
Todas as coisas por Ele foram feitas; e sem Ele nada do que foi feito se fez."
São João, 1:1-3


Mês Solar de Gêmeos
Este é o signo dos gêmeos. No plano material, isso significa dualidade; no plano espiritual, polaridade. Os Antigos designavam a Gêmeos duas estrelas brilhantes: Castor e Pólux. Eles ensinaram que Mercúrio, regente de Gêmeos, outorga imortalidade sobre essas duas estrelas em dias alternados, sugerindo assim,  sutilmente, a natureza dual do signo. Sob a influência de Gêmeos, o homem facilmente oscila de um modo ou de outro: do material para o espiritual, do pessoal para o impessoal.
A nota-chave de Gêmeos é a versatilidade. Seus nativos estão caracterizados pela habilidade de fazer bem muitas coisas. Os nativos de Gêmeos freqüentemente se empenham em escrever e falar sobre assuntos espirituais e, algumas vezes, tornam-se pessoas que curam espiritualmente.
Gêmeos é um signo mental, e a mente pode conduzir tanto na direção da escuridão ou da luz. São Paulo bem compreendeu isso quando fez o ponto focal de seus ensinamentos o ideal de que “Cristo se forme em você”. Até a mente se cristianizar, acha-se cheia de grandes perigos. Para novamente citar São Paulo: “A mente carnal é antagônica a Deus”.
O antigo hieróglifo de Gêmeos era a figura de um alto sacerdote num trono. Duas esfinges, uma branca e outra preta, estavam ajoelhadas a seus pés, um outro símbolo retratando a dualidade do signo de Gêmeos.
De acordo com a natureza de Gêmeos, aqueles predominantemente sob sua influência freqüentemente enfrentam a necessidade de escolher uma ou duas coisas ou caminhos; daí ser essencial para eles cultivarem seus poderes de discriminação, poderes enfatizados em Virgem, também regido por Mercúrio, como especialmente importantes. Eles  têm que cultivar estabilidade e fixação de propósitos porque são facilmente influenciáveis. O nativo de Gêmeos precisa  de muito tempo para concentração e meditação sob a afirmação “Aquiete-se, e saiba que eu sou Deus”.
Rafael é o embaixador angélico de Mercúrio na Terra, o guardião e o diretor de todos os movimentos de cura no mundo. Rafael também governa os mais elevados ensinamentos do Templo, sendo o mais importante o poder de cura da mente. Esse princípio encontrou ampla aceitação e prática nesses tempos modernos.
Uma bela lenda diz que, ao fim de cada dia, o Anjo Sandalphon recolhe todas as orações de ajuda e de cura que vieram da Terra e as coloca diante do Trono de Deus onde, em terna bendição, elas são transformadas em um glorioso arranjo de perfumadas flores. Essa lenda recebeu de Longfellow bela expressão nas seguintes linhas:

E ele reuniu as orações onde se encontrava,
Que transformaram-se em flores em suas mãos,
Em guirlandas de vermelho e púrpura;
E sob o grande arco do portal,
Através das ruas da Cidade Imortal,
Foi espalhada a fragrância que delas emanava.

O mesmo pensamento aplica-se a Rafael, o Anjo da Cura, que, por sua proximidade à nossa raça, tem sido chamado de “o amigo do homem”.
Rafael, o embaixador de Mercúrio, exemplifica em seu próprio ser os Senhores de Mercúrio que agora acham-se desempenhando um papel incrivelmente ativo no trabalho de iniciação da humanidade. Ele governa os Mistérios, o trabalho inicial da raça humana para a parte remanescente do Período Terrestre. Os Mensageiros de Mercúrio servem a todos aqueles que estão aspirando à Iniciação e, de acordo com Max Heindel, eles receberão sempre mais ajuda com o passar do tempo. Muitas pessoas sensitivas estão percebendo a presença deles, pois os Mercurianos pertencem à nossa onda de vida que originalmente tinham seu lar no Sol. Eles são, entretanto, muito mais adiantados que a humanidade terrestre e Rafael é o protótipo deles diante do Trono de Deus.


MEDITAÇÃO PARA O MÊS SOLAR DE GÊMEOS

22 de Maio a  22 de Junho
Regência: Mercúrio
Em DEUS vivemos, nos movemos e temos nosso ser.

As radiações que vêm a nós neste mês, enquanto o Sol passa pelo Signo Zodiacal de Gemini, nos inspiram e nos animam a esperar e escutar a Verdade de DEUS, que preenche todo o Universo para que conheçamos e compreendamos, e ao fim cheguemos a ser perfeitos , como ELE é Perfeito.
Que tenhamos abertas as janelas do Espírito e da Mente; que nenhuma dúvida, temor, ânsia nem preocupação ofuscante nos deslumbre, para que a Verdade nos torne livres de toda condição adversa.

As chaves de meditação para este mês Solar são:
RAZÃO - ADAPTABILIDADE - CONCÓRDIA - DISPOSIÇÃO

para que estabeleçamos e mantenhamos aquele equilíbrio mental que nos permita desenvolver o poder da lógica e adaptar-nos às sempre flutuantes condições do progresso evolutivo, e equilibrar as incursões de nossa energia vital.

"Antes, como está escrito: Coisas que o olho não viu, nem ouvido escutou, nem subiu ao coração do homem, são as que DEUS preparou para aqueles que O amam."
São Paulo, I Cor., 2:9



Mês Solar de Câncer
Câncer é o signo mais profundamente místico, o principal signo feminino. A Lua, regente de Câncer, é o local de exaltação de Júpiter e Netuno, e sua nota-chave é fecundidade. Nas águas cósmicas de Câncer, acham-se os germes que animam toda forma terrena pertencente aos diversos reinos da  natureza. Câncer também governa o lar e a família, e suas qualidades tendem a desenvolver atributos de caráter que possibilitam aos pais comandarem amorosa e harmoniosamente seus familiares. 
O misticismo de Câncer deriva, em parte, de Júpiter, o planeta de expansiva compaixão e generosidade, porém, mais ainda de Netuno, a mais elevada oitava de Mercúrio e o planeta da divindade. O Solstício de Verão no hemisfério norte ( Inverno no hemisfério sul) ocorre quando o Sol entra nesse signo e a estrela fixa Sírius, azul-brilhante-esbranquiçada, derrama sua influência espiritual em grande quantidade sobre a Terra. Como signo da mãe cósmica, Câncer é o portal por meio do qual os egos humanos vêm para renascer.
Através da influência de Júpiter, as artes criativas são especialmente inspiradas nessa estação, enquanto que Netuno faz desse período o mais propício para as almas iluminadas passarem pelos portões da luz para o mundo interno e lá experimentarem a vida imortal. Um dos três princípios do ser tríplice do homem é governado pela Lua, por Júpiter ou Netuno. Em suas correlações, a Lua está relacionada com seu corpo físico, Júpiter com sua alma e Netuno com seu espírito.
A humanidade em geral responde a Jeová através da influência do Sol físico. Os Iniciados nos Mistérios Menores respondem através da influência do Sol espiritual, o corpo do Cristo Cósmico. Os Iniciados nos Mistérios Maiores respondem através da influência de Vulcano, que corresponde ao corpo solar do Pai. Os astrônomos ainda não descobriram o planeta Vulcano. Ele irá,  porém, tornar-se conhecido para o mundo através do resultado de observações científicas, quando bastantes indivíduos tiverem se tornado suficientemente sensíveis para receber suas vibrações. Essa foi a condição sob a qual os planetas Urano, Netuno e Plutão começaram a ter assentamento nos veículos superiores do homem.
Os antigos representavam Câncer pela figura de uma mulher com a Lua sob seus pés e a coroa de doze estrelas na cabeça. Esse símbolo foi também usado por São João na Revelação para representar a triunfal restauração do princípio feminino caído, a Eva do Gênesis, para seu divino estado original. Essa exaltada figura feminina simbólica do grande Iniciado da Hierarquia de Câncer é conhecida como Querubim. Um dos maiores Iniciados dessa Hierarquia é a Mãe Cósmica do universo, ao qual pertence este planeta Terra.
A Lua como regente de Câncer significa geração;  Netuno exaltado em Câncer significa regeneração. A transmutação da geração em regeneração é o novo nascimento sobre o qual Cristo falou a Nicodemus quando ele foi ao Mestre “durante a noite”.
A nota-chave bíblica de Câncer é encontrada nestas palavras de Cristo: “ Enquanto o homem não nascer novamente, ele não verá o Reino de Deus...  Enquanto o homem não nascer da água ( Lua em Câncer) e do espírito (Júpiter em Câncer), ele não poderá entrar no Reino de Deus ( Netuno em Câncer)”.  Este é um dos mais explícitos ensinamentos da Iniciação dada por Cristo durante Seus três anos de ministério. Todo homem conhece o nascimento natural sob a Lua em Câncer, mas poucos há que aprenderam a percorrer o “estreito e apertado caminho”.
da renúncia da carne e dedicação ao espírito implícito na exaltação de Júpiter e Netuno em Câncer. Porém, esta é a única e verdadeira chave à elevação da consciência, pela qual o homem é levantado do nascimento natural ou “de água” para a divina expiação do nascimento “de fogo” em espírito.

MEDITAÇÃO PARA O MÊS SOLAR DE  CÂNCER

22 de Junho a 23 de Julho
Regência: Lua

Durante este mês estamos sob a influência da Mãe Cósmica - o Signo de Câncer - e se nos fizermos acessíveis a suas correntes, mais fácil e perfeitamente aprenderemos as lições que ela nos ensina.
Ela desejaria que em nossas mentes IMAGINÁSSEMOS  as coisas de modo claro e preciso. Ajuda-nos, também , ela , a desenvolver a faculdade da INTUIÇÃO -  o comando que recebemos através do coração.
Por meio da intuição conhecemos a unidade de toda a vida e, com este conhecimento, surge a SIMPATIA. O Amor faz dessa simpatia um sentimento tão grande e nobre que se estende muito além dos limites do lar individual, abrangendo o mundo inteiro que, em realidade, nada mais é que uma grande e única família de todos os filhos de DEUS em sua escola de experiência.

As palavras-clave para este mês são:

IMAGINAÇÃO - INTUIÇÃO - SIMPATIA

"Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei a vós".
São João, 13:34

Outros signos:
Meditando com os signos - de Leão a Escorpião
Meditando com os signos - de Sagitário a Peixes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares