quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Meditando com os signos - de Leão a Escorpião

Mês Solar de Leão
Um sábio antigo declarou que como é acima, é abaixo, e como é abaixo, é acima. Todos os Templos de Mistério verdadeiros que existem no plano físico são construídos em harmonia com o modelo zodiacal do céu. Naquele círculo de doze constelações, Câncer e Leão formam as duas colunas da entrada do Templo Cósmico. Correspondentemente,  colunas simbólicas foram construídas na entrada de todos os Templos de Mistério. Todo candidato tem que passar entre elas no seu caminho para a iluminação. Esses dois pilares receberam muitos nomes através dos tempos e seu significado tem sido enfatizado na literatura de mistério de todas as nações. A elas se faz referência como representando os elementos água e fogo, ou indicando os dois metais preciosos, prata e ouro, ou ainda como símbolos de dois corpos celestes, a Lua e o Sol.  Câncer tem sido chamado de mãe e Leo, de pai das almas.

Por entre essas colunas, o homem e a mulher da Nova Era terão que passar, de mãos dadas, em completa igualdade, para receberem a gloriosa herança que essa Era irá conceder a seus pioneiros. A Confraria Maçônica ainda tem que aprender que seus segredos mais profundos nunca serão compreendidos até que a Divindade Feminina tenha sido recolocada no seu estado de igualdade com a polaridade masculina oposta.
Os Antigos concebiam o signo de Leo como um alto sacerdote sentado numa carruagem, conduzindo duas esfinges, uma branca e outra preta. Um símbolo similar relaciona-se com Gêmeos, mas, nesse caso, as duas esfinges se ajoelham diante do alto sacerdote, significando que era sua tarefa escolher entre o caminho da luz e a senda da escuridão.  Em Leo, a decisão já foi tomada. Tanto a natureza inferior quanto a superior já se acham sob controle.
As palavras-chave de Leo são autoridade, domínio e triunfo. Um dos símbolos de Leo é uma espada, signo de conquista e vitória. Que essa espada também representa o poder criativo no interior de um indivíduo é mostrado em várias histórias da Bíblia.  Em Gênesis, por exemplo, encontra-se a descrição da expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden por eles terem comido do fruto proibido da Árvore do Conhecimento do bem e do mal. Em consequência de seu pecado, os Querubins montam guarda diante do portão, brandindo uma espada flamejante para impedir que o homem, por meio do acesso à Árvore da Vida, possa adquirir os segredos do corpo etéreo e aprender, desse modo, a imortalizar sua imperfeita forma física.
Esses mesmos Seres Celestiais eram representados de pé diante do Templo de Salomão, mas uma flor inteiramente desabrochada substituiu a espada.  Aqui, numa simbologia primorosa, está retratada a conquista de um Alto Iniciado, cujo corpo está misticamente descrito como um jardim florido. Nesse jardim, os dois principais centros de flores são o coração, a estrela diurna do corpo, e a glândula pituitária, o mais elevado dos dois centros espiritualizados da cabeça. É através desses centros de flores, quando totalmente despertados, que as poderosas forças de fogo de Leão agem sobre todo o corpo.
Na vida de Cristo, Sua Entrada Triunfal está relacionada às radiações magnificentes de Leão. O Espírito de Cristo estava, nessa ocasião, carregado magneticamente com a glória radiante do Pai, que havia sido conferida sobre ele, uma vez que o Sol estava transitando pelo signo majestoso dos céus. Isso, instintivamente, suscitou, da multidão, hosanas que acompanharam a Sua entrada.
Essa cena triunfal foi o começo dos acontecimentos culminantes no ministério terreno de Cristo, seguido por Sua assunção da regência deste planeta para a redenção do mundo. Isso também exemplifica a procissão festiva de um bem sucedido candidato entrando num Templo de Luz Iniciatório. Foi quando ele ouviu o canto angelical dos céus: “ Abençoado é o que vem em nome do Senhor (lei)”, isto é, aquele que caminha na luz espiritual e no amor.
A ciência materialista reconhece o Sol apenas em seu aspecto físico. A ciência esotérica reconhece duas esferas solares adicionais ou corpos espirituais interpenetrados. O primeiro desses é o veículo do Logo Solar que conhecemos como o Cristo Cósmico; o outro, de freqüência vibratória ainda mais elevada, é o corpo celestial do Pai do nosso  sistema solar.
A humanidade comum responde principalmente à influência do Sol físico, cujas emanações são correlacionadas a Jeová e às religiões de raça desenvolvidas sob sua influência. Foi durante o regime de Jeová que os Mistérios Menores foram inaugurados pelos Senhores de Mercúrio. Com a vinda de Cristo, foi instituída uma nova era, sob a qual o homem não olharia mais para a lei externa a ele, mas para a lei em seu interior, pois o propósito principal da vida para o homem é despertar sua divindade latente, o Cristo interno. Sob a influência de Mercúrio, foram inaugurados os primeiros Mistérios. Cristo veio trazendo os quatro Mistérios Maiores, cujo esboço é dado nos quatro Evangelhos do Novo Testamento. Netuno, o planeta da divindade e da Iniciação, dá à humanidade a ajuda necessária para a compreensão desses Mistérios Maiores que guardam as verdades mais elevadas que podemos entender nesse momento. Mais tarde, a Religião do Pai virá. Quando os pioneiros se qualificarem para a iluminação mais elevada inerente àquela religião, o planeta espiritual Vulcano emergirá para a percepção do homem, fato esse decorrente da lei que estabelece que, na seqüência do tempo, eventos exteriores se seguem aos ocorridos nos planos internos. Isso vai significar a revelação da glória e do poder muito além da capacidade atual da mente humana de compreender ou da linguagem humana de descrever. 

MEDITAÇÃO PARA O MÊS SOLAR DE LEÃO

23 de Julho a 24 de Agosto 
Regência: Sol

Este mês nos acerca ao próprio Coração do Universo, e, assim como nossos corpos sentem o calor ou o frio dos Raios do Sol físico, nossos corações sentem as irradiações de Amor que vêm do Sol Espiritual, porque o coração é o lar do Amor. 
Estas são as vibrações astrológicas de que o Signo de Leão é depositário, para penetrar toda a humanidade e tudo o que vive sobre a Terra.
O Sol Espiritual neste mês nos diz: 
VALOR - que tenhamos valor em nossas convicções; 
FORÇA - que tenhamos a força nascida de um caráter nobre; 
GENEROSIDADE - que a pratiquemos mas nascida do desinteresse; 
LEALDADE - que sejamos leais a tudo que é nobre e verdadeiro.

Tais virtudes formam os degraus da Escola da Vida pelos quais subimos, à semelhança do Cristo Senhor, partilhando com os demais as bênçãos que recebemos.

"Não julgueis segundo as aparências, mas julgai segundo a reta justiça".
São João, 7:24


Mês Solar de Virgem

A  Mãe Imaculada de todas as religiões do mundo acha-se representada no céu pela constelação de Virgem. Esse Eterno Símbolo Feminino é Ísis do Egito, Ishtar da Babilônia, Minerva da Grécia, Maya da Índia e Maria de Belém.
A líder feminina da Hierarquia de Virgem é a Mãe Cósmica do planeta. Para o homem, ela é a personificação do mais elevado princípio divino feminino. As supremas Mestras que vieram à Terra como as Madonas das maiores religiões do mundo são levadas a esse exaltado Ser para serem instruídas no mistério da Concepção Imaculada.
A representação pictórica da Virgem é uma donzela carregando numa das mãos um feixe de trigo e segurando na outra uma jóia magnífica, a bela estrela azul e branca Espiga, uma estrela de primeira grandeza. As radiações espirituais dessa estrela foram reconhecidas por muitos dos antigos. Eles construíram Templos dedicados à sua luz celestial onde poderiam receber sua bênção especial. Quando Espiga for novamente contactada, dessa feita por uma raça mais sensível e espiritualizada, o homem realmente estará sob o mais profundo significado da Imaculada Concepção. Como  Mãe Cósmica, é incumbência do signo de Virgem guiar a humanidade nos caminhos da pureza e despertar os elevados veículos do homem através das correntes etéreas mais elevadas em potência que qualquer uma jamais gerada em seu corpo.
Espiga significa um feixe de trigo e, assim, descobrimos que tanto o trigo como as estrelas são símbolos associados com Virgem e com as diversas Madonas. Eles não são meramente símbolos ornamentais, mas a insígnia verdadeira dos poderes possuídos por aqueles que tenham alcançado a condição espiritual onde as potências criadoras masculina e feminina acham-se unidas.
Belém significa a casa do pão. Uma das mais belas histórias relacionadas com o casamento místico é o relato bíblico sobre Ruth e Boaz. Ruth foi a Belém colher trigo ( o pão da vida ), e levou sua oferenda a Boaz, colocando-a a seus pés. Foi por meio de sua oferenda que ela tornou-se capaz de receber instruções de Boaz, seu professor espiritual, e,  mais tarde, sob sua orientação, receber o ritual exaltado do Casamento Místico.
Acha-se estabelecido na doutrina esotérica que o trigo foi um presente de Vênus para a Terra. É uma planta capaz de se reproduzir sem polinização, uma vez que contém em si os dois poderes criadores, um poder propriamente semelhante ao do Senhor Cristo que contém dentro de Si o poder andrógino. Com relação a isso, é interessante notar que o trigo e a Cristandade acham-se intimamente relacionados, pois onde o trigo não crescer, a Cristandade não florescerá.
De acordo com a bela lenda grega, os deuses e deusas abandonaram um a um a humanidade após sua descida ao materialismo, até que apenas Astrea, a deusa da justiça, restou. As condições finalmente tornaram-se tais que ela também teve que sair por um tempo e recomeçar nos céus, onde  foi transformada na constelação de Virgem. De lá, entretanto, ela continua a guiar e abençoar o mundo e a humanidade.
Virgem é o sexto signo, o significado numérico do seis entrando numa nova vida através do serviço. Na verdade, tem-se dito que “A Sabedoria Secreta está oculta no número. O número esconde o poder de Eloim”.  E Virgem é um signo mental. É governado por Mercúrio, o planeta da razão, que encontra seu lugar de exaltação nesse signo. Ele dá
a vivacidade mental que, em sua expressão inferior, inclina-se para o criticismo, mas, em seu aspecto mais elevado, torna-se construtivamente analítico.
O primeiro passo na conservação da força vital é pelo auto-controle. O segundo passo é a transmutação. A conservação é realizada pelo princípio da força de vontade masculina; a transmutação é obtida pela elevação do princípio do amor feminino. Esse trabalho está descrito no antigo símbolo da donzela ( Virgem ) fechando a boca de um leão ( Leão ).
Um nativo iluminado de Virgem responde à exaltação de Mercúrio neste signo, que transforma o conhecimento em sabedoria, pois sabedoria é conhecimento da alma. Virgem personifica o princípio feminino, sempre associado a sacrifício. Voluntariamente, ele se submete, como o pólo negativo da energia divina, a um ritmo vibratório inferior para que o princípio masculino, o pólo positivo, possa obter uma forma pela qual se manifeste. É esse princípio feminino que é sacrificado pelo bem do mundo, assim como na descida divina do Senhor Cristo, a Terra e seu povo poderão resgatar a luz perdida e alcançar a vida mais abundante.
Virgem é o signo da pureza e do serviço. Sua pureza engloba a do alimento que nutre o corpo e a que embeleza a vida. “Aquele que se humilhar será exaltado.”
A palavra-chave bíblica de Virgem é: “Aquele que quiser ser o maior de todos deve ser o servo de todos.” O serviço,  simbolizado pelo grão dourado de trigo, preenche o tesouro espiritual do nativo de Virgem que os ladrões não podem arrombar e roubar.
Virgem é também o signo da cura, um poder que vem com uma vida pura e espiritualizada.  É o signo da Mãe Terra ( Virgem é um signo de terra ) que protege e nutre seus filhos como o fez a Diana dos gregos. Todos os filhotes de animais vivem os primeiros meses sob a benéfica influência do aspecto materno de Virgem.
No Cristianismo, entretanto, Virgem é, acima de tudo, o signo da Imaculada Concepção.

MEDITAÇÃO PARA O MÊS SOLAR DE VIRGEM

24 de Agosto a 23 de Setembro 
Regência: Mercúrio

Virem diz: 
SERVIÇO, fundamentado em PUREZA - RAZÃO - DISCERNIMENTO. 
Esta é a clave para este mês Solar.

Divinos são os impulsos que nos chegam nesta época astrológica, porque seu propósito é preparar-nos para servir como Cristo, o Bom Pastor, que nos ensinou que somente quando o coração é puro e pleno de renúncia de si mesmo, se entrega às mais nobre das causas: servir desinteressadamente. 
Quando possamos distinguir entre o verdadeiro e o falso, por meio da razão chegaremos realmente a ser amigos do Sublime Pastor.

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros por amor."
     São Paulo, Gál, 5:13

Mês Solar de Libra


Cada nação tem celebrado o Ano Novo relacionado com a passagem do Sol por determinado ponto na eclíptica. Esses pontos são quatro, denominados pelos astrônomos de Solstícios e Equinócios. Alguns celebram o Ano Novo no Equinócio da Primavera; outros no Equinócio do Outono; outros ainda no Solstício de Verão ou Inverno.
Os antigos Hebreus criaram dois calendários, um laico e outro sacro. O Ano Novo do calendário laico mais antigo começa no mês de Tishri próximo ao Equinócio do Outono. O Ano Novo sacro, que eles parecem ter adotado dos Babilônios, mas que foi sancionado por Moisés (Êx.13:4), cai próximo ao Equinócio da Primavera. Sua festa da Páscoa era celebrada em observância àquela estação. As festas hebraicas eram todas determinadas pelas posições relativas do Sol e da Lua e a Lua Nova era contada no primeiro dia de cada mês.
Embora essa disposição enfatizasse a influência lunar de Jeová, ela era esquematizada por Iniciados que entendiam a correlação entre as forças espiritual e material. O Ano Novo laico e o Dia da Expiação ou julgamento eram celebrados na estação do Equinócio do Outono, e ainda são observados desse modo. Eles eram harmonizados a forças que fluíam através do universo com particular intensidade naquela ocasião, e impactavam a terra de modo especial. A constelação na qual o Sol cruza o equador celeste no Outono (hemisfério norte) é Libra, o signo da Balança no simbolismo astrológico e associado a ideais de justiça e equilíbrio.
Desde a vinda do Cristo espiritual, a ênfase faz-se sobre o Sol, o calendário solar e o Equinócio da Primavera, mas isso não tem alterado as verdades conhecidas pelos antigos Iniciados. Para os neófitos no Caminho da Santidade que conduz à Iniciação em Cristo, há ainda o Ano Novo espiritual celebrado no Outono, na ocasião em que o Sol cruza o equador celeste.
De acordo com a lenda astrológica Cristã, que naturalmente busca correlacionar os fenômenos astronômicos com os ensinamentos bíblicos, Virgem e Escorpião estavam unidos numa mesma constelação antes da Queda. Depois da Queda, eles se separaram e Libra foi inserida entre eles. A configuração astronômica para essa lenda é ainda perceptível no céu. A constelação de Virgem é uma das mais extensas no céu espiritual, atingindo no seu estado natural  cerca de vinte e quatro graus do signo de Virgem, através do signo de Libra, a cinco graus do signo de Escorpião, como são medidos hoje em dia quando o Equinócio da Primavera acha-se a cerca de dez graus de Peixes.
Os estudantes poderão observar que fazemos uma distinção entre a constelação e o signo. As constelações são as estrelas visíveis aos olhos. Os signos são divisões matemáticas arbitrárias do espaço, medidas a partir do Equinócio da Primavera ao longo da eclíptica em segmentos de trinta graus. O primeiro deles chamado de Áries, o segundo de Touro, o terceiro de Gêmeos e assim por diante, através do Zodíaco. Em um momento, essas divisões matemáticas do espaço ao longo da eclíptica, o caminho do Sol, coincidiam com o Zodíaco natural como aparece no céu. Os Gregos, de acordo com o restante do mundo antigo, usavam primeiro o Zodíaco natural, mas depois mudaram para as divisões matemáticas equalizadas por conveniência astronômica. Diz-se que Hipparchus liderou essa mudança, mas arqueólogos mostraram que os Babilônicos já usavam as doze divisões do Zodíaco da época de Hipparchus, e tornou-se evidente que os Babilônicos também calculavam a relação da precessão dos Equinócios ante de Hipparchus. No que diz respeito à civilização européia, entretanto, o sistema moderno de signos iguais suplantou as mais antigas divisões desiguais do zodíaco natural na época de Hipparchus (século dois a.C.), e o primeiro tem sido usado na astrologia ocidental desde então.
Para os Gregos, o signo de Virgem era Astrea, a Virgem dos céus. Ela segura em suas mãos os Pratos da Justiça (Libra) que estendem-se até a área dos céus que hoje chamamos de Escorpião. Outro sistema chama Libra de “As Garras do Escorpião”, pelo mesmo motivo.
Assim, Libra representa o marco miliário no local da decisão da alma, apontando a única direção no caminho da pureza, da castidade e da Concepção Imaculada como simbolizadas em Virgem. Na outra direção, aponta para a “queda” na procriação como simbolizada por Escorpião, o signo da oitava casa  que ordena que todas as formas humanas concebidas pelo modo atual de geração têm que morrer.
Esta hora de cada um ter de escolher o seu caminho, todos os neófitos vão enfrentar, como um campo de provas. Antes, ele será julgado digno de receber a luz que sua alma anseia. Os Egípcios representavam esse estado de consciência pela figura do homem de olhos vendados caminhado na direção de um precipício onde enorme crocodilo o aguardava. Nenhum outro símbolo pode verdadeiramente melhor retratar a atual condição da humanidade. Cego dos seus cinco sentidos, o homem apressa-se imprudentemente para a beira da destruição onde a boca escancarada do materialismo (o crocodilo) está pronta para devorá-lo.
A personificação da justiça (Libra) é convencionalmente retratada de olhos vendados porque a ação da justiça é impessoal. Não é movida nem por preferência nem por preconceito, colocando-se acima tanto da predileção emocional quanto do preconceito mental de modo semelhante, vendo com clara visão interior os resultados de causas passadas de sucessivos ciclos de renascimento. Quando a visão espiritual tornar-se uma capacidade comum à raça, a justiça deixará de ser representada com olhos vendados. Mais exatamente, virá com olhos abertos, destemida e compadecidamente, contemplar o homem e seu mundo.
Em outras constelações do Zodíaco, encontramos simbolizada a Queda do Homem. A Cristandade Esotérica reconhece que isso era também um fenômeno cósmico desse próprio globo físico em sua relação para com o universo e a humanidade que habita a Terra. Uma vez que cada homem é um cosmo em miniatura, ele também incorpora a história da Queda planetária. Quando ele, homem, entra no Caminho da Iniciação, conhecido na Bíblia como “o caminho da santidade”, ele parte da Queda Cósmica para encontrar seu caminho de volta ao estado Edênico.
Lendas santas contam que, antes da guerra no Céu e da queda de Lúcifer e seus Anjos, o Sol achava-se diretamente sobre o equador terrestre e a Lua permanecia cheia. Não havia mudanças de estações; o dia e a noite eram  de igual duração. Essa foi a Idade de Ouro.
Coincidente à queda de Lúcifer, houve um acontecimento cósmico: o eixo da terra moveu-se para a sua posição atual. Está agora inclinada 23 graus e meio em relação ao equador celeste. Essa mudança de posição ocasionou a mudanças das estações. A natureza da Queda também levou a uma descida gradual do estado etéreo no qual vivia o homem Edênico, para as condições materiais densas que temos hoje. À medida que o Homem seja redimido através da regeneração,  a terra irá vagarosamente endireitar-se e tornar-se mais e mais etérea.
Assim, o nosso Globo permanece entre o impulso de Virgem e o seu governante (Mercúrio) de um lado e o Escorpião e seu governante (Marte) do outro. Que a derradeira conquista será de Mercúrio sobre Marte (a mente sobre a matéria) acha-se indicada pelo fato de que em sua evolução a terra já passou pelo que os ocultistas chamam de “A Metade de Marte” do Período Terrestre e já entrou na “Metade de Mercúrio”. Paralelo à evolução do planeta, está o progresso dos reinos da natureza evoluindo a partir disso, um desenvolvimento que terá culminância na vida da humanidade, a onda de vida astrologicamente correlacionada com a constelação de Peixes.

MEDITAÇÃO PARA O MÊS SOLAR DE LIBRA

23 de Setembro a 24 de Outubro
Regência:Vênus

"Parai e conhecei que Eu Sou DEUS" - é o pensamento que nos chega neste mês Solar. Somente sossegando a personalidade pode o Eu verdadeiro, que é o Deus Interior, falar-nos e amar-nos.
Meditar nas palavras-clave:
REPOUSO - EQUILÍBRIO - JUSTIÇA - ESPERANÇA - HARMONIA ,
ajuda-nos a sossegar a personalidade e a equilibrar as atividades da vida.
A meditação ajuda-nos a estabelecer o equilíbrio, e estamos todos trabalhando para alcançar o plano espiritual, no qual não sejamos perturbados pelas condições exteriores e em que seremos corretos em nossos juízos.
O Amor é o Fator Básico do Equilíbrio - e DEUS é Amor.

Tu guardarás em completa paz aquele cujo pensamento a ti foi confiado".
Isaías, 26:3


MÊS SOLAR DE ESCORPIÃO

Desde o início do Período Terrestre, a criativa Hierarquia de Escorpião tem dado à humanidade padrões das formas de pensamento cósmico. Por esses padrões, o homem tem aprendido a construir seus corpos característicos. Por isso, os membros da Hierarquia de Escorpião são denominados Senhores da Forma. O Dr. Rudolf Steiner diz que a mente cerebral do homem nada mais é que uma taça para se imergir nesses pensamentos arquetípicos. 
Nos primeiros dias da evolução humana, os estudantes do Templo de Mistérios podiam contatar diretamente as Hierarquias Celestiais e observar o enorme serviço que elas estavam prestando à raça humana. Por esse motivo, a mensagem das estrelas foi incluída entre os estudos do Templo, e nenhum candidato tinha permissão para receber essas instruções sem uma longa e árdua preparação. 
Transmutação é a palavra-chave dominante de Escorpião. Durante o período entre o Equinócio de setembro e o Solstício de dezembro, quando a força dourada de Cristo está penetrando mais profundamente nesta esfera, o Arcanjo Miguel, segundo apenas em glória e poder ao Próprio Cristo, acha-se empenhado em limpar e transmutar o acúmulo dos desejos malignos do homem que pendem como uma escura nuvem de miasma sobre a Terra. Juntos, eles purificam e transmutam as formas de pensamentos negativos do homem que permeiam a atmosfera mental do planeta. Devido ao trabalho que executam, pensamentos e substância de desejo mais pura tornam-se disponíveis para o uso do homem na construção de corpos mental e astral mais fortes. Esses, por sua vez, penetram e fortalecem seus veículos etéreo e físico. 
Escorpião é o signo enigma do Zodíaco. Ele tem dois símbolos: um escorpião, que carrega o ferrão da morte em sua cauda, e uma águia que pode voar mais perto do Sol que qualquer outra ave. Esses símbolos retratam dois aspectos amplamente divergentes deste signo. Sob a influência do escorpião, o homem pode descer às profundezas da degradação; sob a influência da águia, sua natureza inferior é transmutada, podendo ele, assim, subir a maiores alturas espirituais.
Outro aspecto do paradoxo de Escorpião são as influências da água e do fogo exercidas através deste signo de elementos opostos, pois Escorpião, um signo aquoso, é governado pelo ígneo planeta Marte. Esta é mais uma indicação das propriedades místicas de Escorpião e do papel que ele tem na regeneração que precede a iluminação. A última só pode ser realizada depois que os princípios água e fogo tiverem chegado a uma união harmoniosa. 
Tal união foi demonstrada quando o ígneo Raio do Cristo arcangélico tomou posse do corpo do Mestre Jesus. Como um membro da raça humana, Jesus veio sob a Hierarquia de Peixes, estando assim sintonizado com o princípio da água. O que foi posteriormente realizado pelo Ser composto conhecido como Cristo Jesus foi a suprema demonstração do estado ideal, um certo grau de entendimento que toda a humanidade vai ter quando tiver aprendido a combinar os princípios do fogo e da água. Cristo ensinou esta verdade a Nicodemus quando Ele disse:  “A menos que o homem nasça da água e do espírito, não poderá entrar no reino de Deus”, sendo o espírito o princípio do fogo.
As condições externas nunca serão dominadas até que as forças interiores opostas e discordantes sejam harmonizadas. Uma vez tendo isso sido feito, o mistério amplamente oculto de Escorpião será revelado. Geração será transmutada em regeneração, de modo a não haver repetição das tragédias como as de Caim e Abel , e Salomão e Hiram Abiff. Os fatores que dividem essas correntes opostas da humanidade terão se rendido ao princípio que a todos une em harmonia. Em muitos mitos e lendas, tanto religiosos como profanos,  este preceito está diferentemente mostrado. Mas, apenas através de um estudo da ciência espiritual das estrelas, pode o seu significado ser compreendido com segurança e clareza.
Os Antigos Egípcios, que eram muito versados nos profundos mistérios do conhecimento das estrelas, divulgaram nas pinturas ensinamentos sobre polaridade para que aqueles que não podiam apreendê-los como ciência pudessem deles ter conhecimento intuitivamente através de símbolos apropriados. O seu glifo para Escorpião era o de um esqueleto dentro de uma sepultura aberta atravessada por um arco-íris. Num horóscopo, Escorpião governa a oitava casa, a casa da morte. Mas a casa da morte é também a casa da regeneração. Nela são encontrados ambos o escorpião e a águia. Formas imperfeitas e impuras são levadas à morte. Isso é beneficamente verdade porque nem tudo o que pertence a esse plano é digno de imortalidade. Só a essência da experiência mortal, agregada e incorporada à natureza superior do homem, assimilada, isto é, em sua alma, se torna imortal. É através do poder de Escorpião para realizar a regeneração que um espírito encarnado é capaz de utilizar as formas físicas e a morte inerente a elas como degraus para alcançar uma vida superior e renascer em veículos possuindo elementos de imortalidade. 
Retornando ao esqueleto como um símbolo dos poderes de Escorpião, encontramos que ele também representa as obras da lei cármica. Nesse aspecto, se apresenta como uma segadeira para ceifar a humanidade; em outras palavras, para remover as formas que são transitórias por natureza. Mas ele também revela que, enquanto a vida não tenha sido identificada com essas formas, não depende delas para a sua existência. Em meio às formas sendo ceifadas, surgem novas mãos, pés e braços, indicando a supremacia do espírito sobre a matéria e apontando para a lei cíclica do renascimento. O arco-íris que atravessa a sepultura é o símbolo da imortalidade. A esse respeito, apresenta-se ainda outra marca do aspecto regenerativo de Escorpião: a promessa de um tempo quando não mais existirão o sofrimento, a dor e a morte.

“ O ESPÍRITO JAMAIS NASCEU !
O ESPÍRITO JAMAIS DEIXARÁ DE SER ,
NUNCA HOUVE TEMPO EM QUE ELE NÃO EXISTISSE ;
O FIM E O PRINCÍPIO SÃO SONHOS ,
O ESPÍRITO PERMANECE PARA SEMPRE, 
INDEPENDENTE DOS NASCIMENTOS E DAS MORTES ;
A MORTE NÃO TEM NENHUMA INFLUÊNCIA SOBRE ELE ;
EMBORA PAREÇA MORTA EM SUA HABITAÇÃO.
ASSIM COMO TIRAMOS NOSSA ROUPA USADA
E APANHAMOS OUTRA DIZENDO :
HOJE USAREI ESTA !
ASSIM TAMBÉM O ESPÍRITO ABANDONA SUA VESTE DE CARNE,
E PARTE PARA VOLTAR
NOVA HABITAÇÃO , RECÉM-CONSTRUÍDA. “


MEDITAÇÃO PARA O MÊS SOLAR DE ESCORPIÃO

24 de Outubro  a 22 de Novembro 
Regência: Marte

As forças ocultas da Natureza atuam sobre este Mês Solar para que a vida recôndita no coração humano, a Chispa Divina proveniente de DEUS, desperte para mais nobres atividades e progrida em seu desenvolvimento evolutivo.
Encontra-se nesta vida todo o Poder de DEUS, e também Seu Amor, a fim de que o Poder seja usado somente para o que é bom.
A admoestação constante de Escorpião é: Agir de acordo com a inspiração do amor, para que a escória seja transmutada no Ouro do Espírito.

As palavras-clave  para este Mês Solar são:

VALOR - ENERGIA - HABILIDADE - REGENERAÇÃO

"E tudo o que fizeres, em palavra ou em obra, faze-o em nome do Senhor Cristo Jesus, dando graças a DEUS e ao Pai por Seu intermédio"
 São Paulo, Col. 3:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares