sábado, 28 de março de 2015

Cloisonné: beleza nos mínimos detalhes

Lá se vão mais de 20 anos quando num belo dia no meu horário de almoço, passei por uma loja (que hoje em dia, não existe mais) na Galeria São José (atualmente chama-se Spasso Center) e me deparei com este belo vasinho.



Não me lembro mais quanto ele custou, mas sei que não foi barato.
Sua beleza em miniatura, pouco mais de 5 centímetros, me cativou de tal maneira, que não pensei duas vezes para comprá-lo.
Hoje, vim a saber que esta beleza tem nome: Cloisonné.

fonte: Christies
Do francês cloison, divisão, é uma técnica de trabalho em esmalte na qual tiras finas de metal são coladas sobre uma superfície, formando um desenho composto por vários pequenos compartimentos preenchidos com pasta de esmalte vitrificado.

Império Bizantino, c. 1100




A técnica do cloisonné é de origem bizantina e foi introduzida na China no século XIV. Sobre um objeto fabricado em metal, geralmente em cobre, aplicava-se um conjunto de finos fios dourados formando os contornos dos motivos desejados. Os favos, ou "cloisons", eram depois preenchidos com esmaltes coloridos, fortemente comprimidos e polidos até atingirem o acabamento desejado. 
Wikipédia ver mais em Wikipedia.

Confira no vídeo abaixo o passo a passo desta criação, ainda que os desenhos sejam mais modernos , não deixam de ser belos também. 




Se você prefere os tradicionais, dê uma olhada aqui e aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares