terça-feira, 4 de novembro de 2014

Após 125 anos, desenhos originais da bandeira do Brasil são achados numa caixa

Os dois preciosos documentos, símbolos do início da república no país, estavam guardados na sede da Igreja Positivista, na cidade do Rio de Janeiro

http://capitaojacksonredevizinhos.blogspot.com.br/2012/06/troca-do-pavilhao-nacional-evento.html
imagem: Bandeira do Brasil - Praça da Bandeira BH


Dois papéis históricos de valor inestimável acabam de ser descobertos no Rio de Janeiro. São os rascunhos que deram origem à bandeira do Brasil, riscados pelo engenheiro Raimundo Teixeira Mendes em novembro de 1889, após a proclamação da república.

Esboço da Bandeira Nacional feito em papel quadriculado, em novembro de 1889, pelo engenheiro Raimundo Teixeira Mendes. Material acaba de ser descoberto na Igreja Positivista do Brasil, no Rio

Nos papéis é possível ver a esfera, as estrelas e os dizeres "Ordem e Progresso". O primeiro é um papel milimetrado, que permitiu a Teixeira Mendes posicionar e dimensionar cada estrela com precisão. O segundo é um papel vegetal, onde estão os traços definitivos.

Versão final da esfera da Bandeira Nacional em papel vegetal, desenhada em novembro de 1889 pelo engenheiro Raimundo Teixeira Mendes. Material acaba de ser descoberto na Igreja Positivista do Brasil, no Rio
Os desenhos estavam na centenária Igreja Positivista, no bairro da Glória, esquecidos dentro de uma caixa. Foram descobertos por acaso, quando se limpavam os armários do último presidente da igreja, que morreu em julho. Os papéis estão nas mãos de restauradores. Quando o trabalho terminar, serão expostos ao público. "Encontramos um tesouro que pertence a todos os brasileiros", afirma Alexandre Martins, atual presidente da instituição religiosa.

O material estava na igreja porque o positivismo exercia forte influência sobre os intelectuais brasileiros do final do século XIX. Criado pelo francês Auguste Comte, o positivismo faz uso da ciência para explicar o mundo. Hoje ultrapassada, essa visão era vanguardista para a época.

Foi o positivista Benjamin Constant, ministro da guerra do novo regime, que aprovou o desenho de Teixeira Mendes, também positivista. Amor, ordem e progresso formavam o tripé da religião.

Os desenhos recém-descobertos serviram de base para uma pintura a óleo, também de 1889, do artista Décio Villares, outro seguidor da igreja. Foi o molde para que as costureiras confeccionassem as primeiras bandeiras. A pintura ficou exposta na Igreja Positivista até 2010, quando foi roubada. Parte do telhado havia desabado, o que permitiu a entrada dos ladrões. A Polícia Federal e a Interpol foram acionadas, mas a obra até hoje não foi recuperada.

(com Agência Senado)

Leia também:
Bandeira Nacional enfrentou resistências até ser aceita








Hino da Bandeira Nacional



Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!




Fonte:
http://sites.uai.com.br/app/noticia/encontrobh/atualidades/2014/11/03/noticia_atualidades,151105/apos-125-anos-desenhos-originais-da-bandeira-do-brasil-sao-encontrado.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares