terça-feira, 28 de outubro de 2014

Simbolismo do número 15

imagem: A Bela Adormecida

O 15 é o número da Lua cheia, pois em um mês sinódico de 29 dias, no décimo quinto dia é Lua cheia.  Em culturas antigas e matriarcais, que concediam à Lua a maior honraria, o ápice de sua floração e  brilho era um bom motivo para se comemorar, talvez até um dia sagrado, e o 15, um número sagrado. Assim, ele era considerado na Suméria e na Babilônia o número da deusa do amor e rainha dos céus, Inanna (Ishtar). 
Na medida em que os valores solares emergentes suplantaram os lunares, antes sagrados, todos os atributos da noite foram taxados de nebulosos e nocivos, e o maior corpo celestial foi maldito.
Por isso, não nos surpreende encontrar no tarô o 15 como o número do Diabo. Ele também representa o número de desejos pecaminosos da carne que Paulo enumerou em sua carta aos gálatas (Gal.5:19-21).
Uma interpretação esclarecedora* vê na famosa Tabuada da Bruxa de Goethe (Fausto I, Cozinha da Bruxa) instruções para se formar um quadrado mágico com esse número 15 demoníaco na soma transversal.
Tabuada da Bruxa
Pelo fato de o 15 ser a soma dos cinco primeiros números ( 1+2+3+4+5 = 15), e ser assim um "grande cinco", não surpreende que ele assuma também a ambivalência do número 5.  Assim como a estrela de cinco pontas pode representar tanto algo bom quanto ruim, o 15 possui também um pólo claro e um escuro. O lado claro desse número simboliza que se alcançou o ponto máximo, que se escalou um pico. Assim, a 15ª  estação da Via Sacra é a ressurreição, para a qual não se precisa de nenhuma ilustração.
O caminho para o Templo de Jerusalém passava por quinze degraus.
Cada degrau correspondia a um dos quinze salmos dos degraus ou ascensão (salmos 120 a 134), que os devotos cantavam ao subir degrau por degrau em sua peregrinação para Jerusalém. Esse simbolismo torna-se mais evidente no caminho de Maria para o templo.

Apresentação da Virgem Maria no Templo (Cima da Conegliano)
Segundo o Evangelho apócrifo de Tiago, Maria foi levada ao templo por seus pais Joaquim e Ana quando tinha 3 anos, e lá permaneceu durante nove anos até o seu noivado com José. Nas pinturas sacras existem inúmeras ilustrações sobre esse tema, que mostram como a pequena Maria subiu os 15 degraus do templo para se dedicar à grande tarefa que tinha pela frente. Ao subir esses degraus ela se torna, de certa maneira, a Lua cheia, o símbolo da mulher e mãe totalmente desabrochada, pois, como Mãe de Deus, ela mesma passa a ser mais tarde um emblema do templo (Mãe da Igreja), que traz o Divino para o mundo. Por Maria reunir em si, sob diversos aspectos, o simbolismo lunar das grandes rainhas celestes dos templos antigos, não é de se estranhar que o número da Lua cheia esteja relacionado com essa consagração.
Como 3 x 5, o 15 também faz a ligação entre o 3 divino e o 5, o número dos homens. Essa ligação encontra-se nos quinze mistérios do rosário, que o fiel reza 10 vezes, e que o faz recordar os 150 salmos.
A maturidade que a Lua cheia atinge no 15º dia, assim como o fato de ela depois minguar e desaparecer, é evocada no conto de fadas "A Bela Adormecida", que no seu aniversário de 15 anos encontra a chave para a porta proibida. Contudo, passam-se 100 anos até que a Bela Adormecida seja beijada e acorde. A Lua, entretanto, surge novamente já no 17º dia depois da Lua cheia. Cheia.



*Museu de Fausto em Knittlingen.

Fonte: Simbolismo e significado dos números por Hajo Banzhaf

11 comentários:

  1. Procurei esse numero em vários sati .... em fim achei porem não entendo porque sempre que vejo 1 numero ou sempre que olho para algum canto vejo o numero 15 ....isso me deixa perturbado sempre ele 15 para qual quer canto que eu olhe ele sempre sobre sair.....Alguém pode me ajudar oque pode dizer? ......(apollo_fabiano@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viés de confirmação vc repara mais nesse número doq nos outros, pois esse número chama mais sua atenção, comece a reparar nos carros vermelhos e os vera mais frequentemente e é assim com qq coisa, recomendo video do nerdologia sobre numeros

      Excluir
  2. Nao sei, porem mais intrigante do que meu filhos terem os calculos atrelados a data de nascimento deles impossivel

    ResponderExcluir
  3. Vejo sempre as mesmas horas quando olho para o relógio 09HS e 15min...Qual siguinificado dessa hora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou estudante de psicologia e seu relógio biológico como sua mente estão encafifados com esse horário e mais uma vez, viés de confirmação vc repara mt nessa hora e não nas outras e só se lembra dela pois ela marcou vc

      Excluir
    2. Olá! Sou estudante de angeologia, 9:15 é o horário do anjo 28-Seheiah - Longevidade. Pode ser um sinal de contato, um chamado, para que vc se atende ao que este anjo irradia que são os caminhos para uma vida longa e feliz.

      Excluir
  4. Muito interessante sobre esse número,e divino!

    ResponderExcluir
  5. Leia um pouco sobre o conceito de Sincronicidade desenvolvido por Carl Gustav Jung

    ResponderExcluir
  6. Nome do meu canal no YouTube é Manolo 15, eu amo o número 15 e me chamo Emanuel por isso o Manolo, muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa meu aniversário é dia 15 de agosto fiquei até com medo

      Excluir
    2. Hora 15:08=6/8=14=5
      Data 15/05/2019=6/5/3=14=5
      Seu aniversário 15/08=6/8=14=5
      Juntando tudo isso 5+5+5 = 15

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares