sábado, 2 de agosto de 2014

Marte

Ainda faltam 5 meses para o fim do ano de 2014 e já tem muita gente querendo saber qual será o planeta regente do ano de 2015.
Se o 2014 não está lá grandes coisas sob a regência de Júpiter, 2015 pode ser bem mais "emocionante"... já que estaremos sob a guarda do esquentadinho Marte.
Não, não sou astróloga, apenas fiz esta introdução devido ao grande número de pessoas que chegam aqui em busca desta postagem.
Segue então, um texto sobre o planeta Marte dentro da visão esotérica.

 
imagem: Astrological Oracles -Lo Scarabeo

Simboliza a força desencadeada que segue uma linha reta na consecução de seus fins; a energia que confia absolutamente em si mesma e derruba todos os obstáculos que encontra em seu caminho; a potência desafiante que rompe tudo aquilo que se levanta para detê-la ou para desviá-la; o raio que, uma vez desencadeado, é-lhe impossível voltar atrás por mais conveniente que pudesse sê-lo. Neste sentido, Marte sempre tem sido associado às lutas, às guerras, à vigilância, à franqueza e à sinceridade bruta.
Marte representa a revelação da força primitiva, cuja positividade é o herói em sua nobreza, e cuja negatividade é a destruição assassina pela cegueira da inteligência.
Revela ao ser humano uma força que ele dificilmente governa, e que se manifesta através de suas inclinações não pensadas e precipitadas, sempre caprichosas e exigindo satisfação a todo custo.
É a revelação de um mundo instintivo, possessivo, impiedoso, egoísta, mentiroso, destrutivo, de fealdade disfarçada de valentia, existindo conjuntamente com um mundo onde dormem os anelos de sacrificar-se a si mesmo, de por toda a sua força a proveito dos demais, de transformar-se em um soldado pelas causas justas. Entretanto, está tão confundido nesta dualidade, que geralmente atua como não se desejaria; daí a expressão do Apóstolo Paulo. "O bem que quero fazer, não faço, e o mal que não quero fazer, esse faço", e que o yogue Vivekananda o tem recordado ao dizer que "todos somos capazes de falar magistralmente de temas espirituais, mas no momento de atuar, fracassamos lamentavelmente".
Marte revela esse mundo caótico e informe, e explica o abismo que se abre entre pensar bem e atuar bem, entre predicar uma doutrina e viver conforme ela; Marte está aí para que o ser humano possa reconhecer essa realidade de seu mundo interior; para que reconhecendo o que realmente é, não se empenhe em fingir ou em autojustificar-se, para que o  punhal não seja dirigido contra os demais, senão contra sua própria deformidade a fim de cortar suas raízes, não importando que a dor fosse desmesurada.
Se a Lua é o inconsciente e sua passividade se expressa facilmente por sonhos, fantasias, etc. Marte é o meio de expressão do inconsciente, e por isso se expressa com impertinência, sob o disfarce do soldado, ornamentado de armas, valentão e desenfreado.
É o inconsciente em pleno dia, mentindo e destruindo, firmando tratados de paz e desencadeando guerras, lançando discursos patrióticos e de sacrifício de si mesmo e pertencendo a sociedades filantrópicas e universalistas e vivendo unicamente para acrescentar em si mesmo a egolatria mais inimaginavelmente disfarçada e suntuosa. 
Dentro da Tradição, se indica que Marte se apresenta no 3º mês de desenvolvimento embrionário, impregnando a energia indispensável, a força, mas também deixando as sementes instintivas cujos frutos colherá em dissipação (caso não seja controlada pela consciência) ao longo de toda existência.
"É fácil provocar crises belicosas em qualquer pessoa, mantendo aplicada em sua nuca uma pequena placa de ferro e, inclusive, modificar seus atos mediante a troca de metal". (*)
A tradição da Ciência Yoga relaciona Marte como o baço e com o chakra Manipura, cujo desenvolvimento ou iluminação faculta ao ser humano, segundo as descrições da mencionada tradição, a capacidade de realizar a transmutação dos metais, assim como de restituir a vitalidade e o vigor às pessoas enfermas unicamente com a emanação de seu poder curativo.
É por tudo isso que Marte está associado ao espírito guerreiro, a toda classe de milícia, à ira e todas as emoções similares, às disputas e divisões, à temeridade e aos acidentes, às armas de ferro, às pertubações da mente, toda classe de violência, aos olhos amarelados, ao nariz aquilino, à coragem, à valentia impertinente, aos caçadores, à cabeça em geral, ao olho esquerdo, aos especialistas da cirurgia, à esgrima, aos ferreiros, aos conquistadores, ao "donjuanismo", à violação, às mortes violentas, aos impulsos incontrolados, à virilidade combativa, aos desejos de dominação, aos militares sanguinários, aos guarda-costas, aos tanques e tudo o que é blindado, ao sangue, às hemorragias, ao sadismo, à crueldade, aos amantes, às agulhas e todos os objetos de ponta, aos condimentos, às traições, à critica mal intencionada, à paixão, ao ciúme insensato e infundado, ao rancor e ao ódio, aos maquinistas, aos trens, à intrepidez, etc.

Fonte: Cosmossíntese - LaKaZa - FEEU

(*) Una Matesis de Psicologia, Yug Yoga Yoguismo - Dr. Serge Raynaud de la  Ferriere
Editora Diana página 104

Mais sobre Marte em:
http://cova-do-urso.blogspot.com.br/2014/07/marte-planeta-regente-do-ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares