quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Obras de Chico Xavier serão catalogadas para preservação

fonte da imagem: Jefferson Leite
É com muita alegria que acabo de ler no jornal Estado de Minas, que o acervo das obras de Chico serão catalogadas. Uma ação mais do que justa e merecida, para que suas obras e todo o seu acervo cultural estejam sempre vivos em nossa e memória e na nossa história. 
A reportagem segue mais abaixo.
Resolvi colocar nesta postagem três fotos da época em que estivemos, eu e minha irmã, em Uberaba, em Julho de 2003, para exemplificar o grande valor que esta preservação terá. Faço então, um breve relato, das horas em que lá passamos:
Esta casa é um lugar mágico, parece que estamos num pedaço do céu. Adentrar nela nos traz uma paz indizível. Sem querer partir para o fanatismo, é comum a muitos que por lá passam, sentirem ou até mesmo notar uma aura, uma espécie de névoa, que circunda o ambiente. A última foto, no final da postagem, foi tirada sem flash e não é por ser antiga que há nela uma certa opacidade, ela é assim e, é assim que nos sentimos na casa de Chico, envoltos em nuvens, em nuvens de paz. Que seja bem vinda esta catalogação!




Obras de Chico Xavier vão passar por processo de preservação em Uberaba
Decisão do Ministério Público determina que sejam feitos trabalhos para a catalogação e preservação do acervo cultural do médium
imagem: eu e minha irmã na sala da casa de Chico Xavier
 em Uberaba em 2003 (*)

Foi anunciada nesta quarta-feira pelo Ministério Público Federal uma série de medidas para a preservação da obra do médium Chico Xavier na cidade de Uberaba, Região do Triângulo Mineiro. O acordo feito entre o MP e o filho adotivo e herdeiro de Chico, Eurípedes Humberto Higino dos Reis, determina a realização e organização de todo o patrimônio cultural do médium, além de definir as medidas de preservação para a proteção de cada obra de forma separada ou em conjunto.

arquivo pessoal (*)

Equipes técnicas deverão ser contratadas por Higino para a realização adequada de preservação e catalogação dos bens deixados por Chico. Eles serão treinados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A Fundação Cultural de Uberaba e o Instituto Estadual de Patrimônio Artístico (IEPHA) deverão acompanhar e supervisionar os trabalhos para a validação da preservação.

arquivo pessoal (*)

De acordo com o procurador da República Thales Messias Pires, "o acordo, fruto do consenso entre o Ministério Público e Eurípedes Higino, vai garantir o pleno conhecimento, a organização e a proteção do legado de Chico Xavier". Todas as obras do médium estão localizadas na Casa de Chico Xavier, museu particular onde a população encontra livros, esculturas, imagens sacras, fotografias e objetos. 

Os trabalhos devem começar em 60 dias e devem ser finalizados em no máximo um ano e oito meses. O acordo será encaminhado para a 1° Vara Federal para a homologação judicial.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares