quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Cheiro de chuva

imagem: dia de chuva 17/10/2013 - arquivo pessoal

Hoje,  enquanto voltava da academia à pé, senti aquele cheiro gostoso da chuva e quando passei próximo a um jardim cheio de folhas verdes, percebi que aquele aroma, que já era bom, ficou ainda mais delicioso. 
Duas coisas me vieram à mente neste instante.
Primeiro, no quanto as pessoas gostam de reclamar pois, nem bem começou a chuva e já tem gente dizendo: Ah, não! Será que vai chover no final de semana também? (como conheço o "reclamão", tenho certeza de que ele não tem nada de tão importante assim para fazer) e segundo, de onde vem ou o que é este cheiro tão bom.
Me senti grata por poder sentir este aroma inebriante e pela chuva em si, mas logo me veio a pergunta: será que este cheiro tem nome?
E não é que tem!
Seu nome é Petricor: 

(do grego petros, "pedra" + icor, "fluido eterno") é o nome do aroma que a chuva provoca ao cair em solo seco. O termo foi cunhado em 1964 por dois pesquisadores australianos, Bear e Thomas, para um artigo na revista Nature. No artigo, os autores descrevem como o aroma deriva-se de um óleo exsudado por certas plantas durante períodos de seca, que é então absorvido pela terra e pedras argilosas. Durante a chuva, o óleo desprende-se no ar juntamente com outro composto, a geosmina(*), produzindo um cheiro característico. Em uma continuação do artigo publicada em 1965, Bear e Thomas demonstraram que o óleo retarda a germinação de sementes e a fase de crescimento inicial das plantas.(Wikipedia).

Geosmina,o perfume da terra

Um dos compostos que são liberados juntos com os óleos das plantas é a geosmina. O “perfume da terra” é uma substância química produzida por classes de micro-organismos como as actinobactérias (esporos de bactérias) e as cianobactérias (algas verde-azuladas). A geosmina é liberada no ar quando a força da chuva bate no solo e faz essas bactérias soltarem o composto de seus esporos. A substância corresponde também ao cheiro que sentimos quando mexemos na terra.

Continue lendo em:

Finalizando, quem de nós nunca se pôs no lugar de Gene Kelly e não teve vontade de fazer o mesmo que ele fez...



Adorável!



http://www.megacurioso.com.br/fenomenos-da-natureza/36329-o-cheiro-bom-da-chuva-e-um-resultado-quimico-ou-cultural-.htm

http://www.youtube.com/watch?v=D1ZYhVpdXbQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares