segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Sangye Menla (Buda da medicina): Iconografia e Mantra

ICONOGRAFIA
Thangka Sangye Menla by Nick Dudka

O "Mestre curador do brilho do lápis-lázuli"  é tradicionalmente representado com a cor azul escura, mas apesar disso é apresentado com uma certa transparência. Ele parece infinito, para além das transformações e da destruição.Usa uma roupa bem simples de monge ou asceta. 
Com sua mão direita, ele faz o gesto da concessão de desejos (Varada Mudra), expressando seu dever de curar todas as doenças e suas causas por meio do poder de sua sabedoria.
Entre o polegar e o indicador ele segura o cabo de uma myrobalan, planta conhecida na medicina tibetana como rainha das plantas curativas. Na mão esquerda, ele segura uma tigela de esmolas com Amrita,  a água da vida.
Do lado esquerdo da imagem está a árvore myrobalan.
As figuras que estão na parte superior da pintura, simbolizam sua estreita ligação com o Buda da medicina e com a medicina tibetana pelos atributos que lhes são conferidos.
Sob a árvore à esquerda,  está sentado Yuthok Yoten Gönpo (médico tibetano do séc. VII) e à direita Desi Sangye Gyatso  (regente do 5º Dalai Lama).
Na parte inferior, à esquerda, está o Garuda vermelho (Khyung). Ele encarna o elemento fogo e o raio, tanto que é visto como o aspecto energético da medicina tibetana, ele é considerado um vencedor do Naga (grupo de divindades serpente na mitologia hindu e budista) e por isso é invocado para a cura das doenças por ele causadas, como por exemplo os males cancerígenos. À direita, está Dorje Düddül, o vencedor dos demônios vajra, o principal protetor da medicina tibetana. A presença destas divindades fortes e protetoras deve ser entendida como uma indicação de que essa prática especial de visualização pode ser usada como um meio poderoso para a superação das doenças graves.


MANTRA

"Seu mantra representa uma oração em honra a seu nome, capacitando o espírito a abrir-se em correta entrega às suas forças curativas e unir-se com sua essência".


Fonte de pesquisa: A Prática da Meditação Tibetana- Nick Dudka e Sylvia Luetjohann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares