quinta-feira, 9 de maio de 2013

Os Remédios de Deus: Luz Solar

E fez Deus o sol para governar o dia e a lua para governar a noite." Gênesis 1:15

www.wallstreetfitness.com.br


"A luz solar pinta o Céu, dá cor às folhas e um colorido especial às flores. Sob sua influência, toda a natureza viceja. Ela ultrapassa todos os demais agentes na restauração da cor natural às faces descoradas de pessoas que ficam em ambiente fechado por longo tempo. Os banhos de sol, aplicados corretamente, são poderosos remédios para doenças." Dr.l. H. Kellog

O quanto possível, todos os que estão procurando recuperar a saúde se devem colocar num ambiente campestre, onde possam fruir os benefícios da vida ao ar livre. A Natureza é o médico de Deus. O ar puro, a radiosa luz solar, as flores e as árvores, os pomares e vinhas, o exercício ao ar livre nessa atmosfera, são salutares e vivificantes." E.G.W - C.B.V p. 263 e 264

O sol é um dos agentes naturais que promovem a vida e a saúde. Deus atua, pelo Seu poder, através dos elementos da natureza. É na natureza e somente nela que encontramos verdadeiros remédios que promovem verdadeira cura e estado saudável no organismo. O sol faz parte de um conjunto mais amplo de fatores também naturais, que estão ao alcance de todas as pessoas, sem custo algum. O tratamento através dos raios solares denomina-se HELIOTERAPIA. Uma exposição prudente aos raios solares, tem função preventiva e curativa, trazendo ao organismo, muitos benefícios. Dentre eles, destacamos os seguintes:

* EQUILIBRA A CIRCULAÇÃO
O calor do sol favorece a dilatação dos vasos sanguíneos da pele. O sangue, atraído para a pele, proporciona eliminação de substâncias tóxicas que prejudicam a saúde.

* DESTRÓI GERMES E BACTÉRIAS
A ação dos raios ultravioletas sobre os microorganismos é mortal. O sol destrói germes e bactérias causadores de moléstias. Roupas de camas e pijamas deveriam ser expostos ao sol, diariamente. Os quartos de dormir devem receber luz solar todos os dias. Este hábito acabará com os micróbios, dará vigor e saúde aos membros da família e imprimirá ao ambiente um tom alegre de saúde, vida e felicidade.

* AUMENTA A RESISTÊNCIA DO ORGANISMO
O sol estimula o sistema imunológico de defesa. Aumenta a quantidade de glóbulos brancos e multiplica a eficiência dos linfócitos T. Os linfócitos T são os principais elementos do corpo para a defesa contra germes e substâncias tóxicas, tanto para a prevenção de doenças, como na recuperação da saúde. A ação do sol é indispensável.

* ACALMA O SISTEMA NERVOSO
Um dos hormônios produzidos no cérebro é a serotonina, que traz calma e tranqüilidade. Sua presença nos dá equilíbrio psicológico e previne a depressão. Pessoas deprimidas e irritadiças são deficientes na produção de serotonina pelo cérebro.

Como favorecer a produção de serotonina?
Tomar sol nos horários e na quantidade de tempo ideal, praticar exercícios físicos e evitar ingerir muita proteína. Com excesso de proteína no organismo, a serotonina não será adequadamente produzida. No entanto, mesmo recebendo bastante luz solar e tendo alimentação equilibrada, se a pessoa não tiver paz, alegria e esperança, a produção de serotonina será grandemente prejudicada.
A incerteza e o temor fazem baixar o nível de serotonina. O pensamento positivo e o otimismo, resultantes do amor e fé em Deus, mesmo em circunstâncias adversas, produzem esperança e a esperança produz serotonina. A ALEGRIA, A PAZ E O AMOR, TEM PROPRIEDADES CURATIVAS.

Melhora o metabolismo do cálcio
Os raios solares transformam os carotenos encontrados nos alimentos ricos em vitamina D. A vitamina D ajuda a fixar o cálcio nos ossos. Crianças principalmente, necessitam ser colocadas em contato com a luz solar. Previne o raquitismo, aumenta a resistência às infecções, acalma o sistema nervoso e promove o crescimento.

Como tomar banho de sol corretamente
Os banhos de sol podem ser PARCIAIS OU COMPLETOS. Parciais, quando se expõe ao sol só a parte enferma. Completos, quando todo o corpo fica sob a ação solar.
Para se expor a um banho de sol, o mais aconselhável é ao ar livre, sobre a grama verde ou na praia, deitado na areia, esteira ou numa cadeira reclinável; tendo a cabeça e o peito protegidos. É bom proteger a cabeça e o peito ou então deixá-los ao sol por períodos menores do que o resto do corpo.
O horário mais adequado para os banhos de sol é o período da manhã, antes das 11h ou à tarde, após às 15h, quando os raios do sol não incidem perpendicularmente sobre a terra. Enfrentamos atualmente o problema sério da agressão da camada de ozônio por parte de agentes anti-ecológicos. A camada de ozônio filtra os raios ultravioletas do sol, a fim de que ele atue na medida certa para dar boa qualidade de vida aos seres vivos que habitam sobre a terra. Deus criou tudo de forma perfeita mas, a ação do homem agredindo a natureza, tem trazido prejuízo a sua própria saúde.
Após o banho de sol, sempre é bom resfriar o corpo com ducha ou fricção fria, ou então um gostoso mergulho na água do mar ou piscina.
As pessoas não acostumadas com exposição ao sol, devem iniciar com 30 minutos e ir aumentando gradativamente, cada dia.

Gordura natural
Para que os raios solares realizem sua obra benéfica sobre a pele, é necessário que ela não tenha sido desprovida de sua gordura natural. Se a pessoa toma banho antes de sair ao sol, os raios solares pouco realizarão por falta de gordura natural. Por outro lado, se a pessoa toma banho imediatamente após voltar do sol, a vitamina D na pele, não terá tido tempo de ser absorvida e a exposição ao sol não atinge totalmente o seu objetivo. Até mesmo um banho frio logo após exposição ao sol, anula a maior parte dos seus benefícios. 
As pessoas que tomam banho diariamente com água muito quente e muito sabão, empobrecem a pele, porque eliminam toda gordura natural e favorecem a anemia, a insônia, o esgotamento nervoso e o raquitismo.

Regras importantes
Além de proporcionar saúde e beleza da pele, para aumentar os beneficios do sol enquanto diminui ao máximo suas chances de contrair um câncer de pele, devido à exposição excessiva sob o sol, siga estas simples regras quando viajar no verão ou for tomar banho de sol.
* Não se queime! Os efeitos benéficos acontecem antes do ponto de ficar vermelho.
*Seus olhos queimam mais facilmente do que qualquer parte do corpo, proteja-os sempre!
* Bronzeie-se aos poucos. Não queira se bronzear totalmente em um só dia! Aumente o tempo de bronzeamento, gradativamente, a cada dia, até chegar a cor desejada.
* Coma alimentos naturais, incluindo principalmente alimentos crus como: frutas, verduras, legumes e fibras. Elimine do cardápio alimentos gordurosos como: manteiga, margarina, maionese, frituras, queijos e alimentos de origem animal. Este é o fator mais importante na redução do risco de câncer na pele devido a exposição à luz ultravioleta.
* Apele sensível deve ser protegida com uma boa loção cremosa, protetora.

LEMBRE-SE: Seja na primavera, verão, outono ou inverno, a luz solar é essencial para a vida e a saúde, mas, a super exposição envelhece a pele e aumenta o risco de câncer ou catarata, mais para o final da vida.

Que esta bênção de Deus possa ser verdadeiramente uma bênção na tua vida!

"Amado, desejo que te vá bem e que tenha saúde..." III joão 2

Leia também:
OS REMÉDIOS DE DEUS:
► Água Pura
► Alimentação Adequada
► Ar
► Confiança no Poder Divino
► Exercícios Físicos
► Pureza de Vida
► Repouso
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares