sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O Sol - um emblema em várias bandeiras

O Sol de Maio (em espanhol, Sol de Mayo) é um dos emblemas nacionais da Argentina e do Uruguai, presente em suas bandeiras e escudos.

Bandeira da Argentina

Bandeira do Uruguai

O Sol de Mayo da Bandeira Argentina é uma representação do deus do sol Inca, Apu Inti. 
A versão que figurava na primeira moeda argentina e em sua atual bandeira contém dezesseis raios retos e dezesseis ondulantes intercalados que saem de um sol com rosto humano.


Reverso da primeira moeda argentina com o sol de maio




 O Sol de Mayo da Bandeira do Uruguai

A versão que utiliza a bandeira do Uruguai conta com oito raios retos e oito ondulantes, também intercalados.


Ainda dentro da temática do Sol, as bandeiras do Nepal e do Japão trazem o astro rei como seus símbolos:

NEPAL
Primeira Bandeira do Nepal
A bandeira nacional do Nepal é uma combinação simplificada de duas bandeirolas de diferentes ramos dos anteriores governantes, a dinastia Rana. Distingue-se por ser a única bandeira nacional que não possui formato retangular ou quadrado.


Bandeira adotada em 1962

A bandeira foi adotada, com a formação do novo governo constitucional, a 16 de Dezembro de 1962.
As bandeirolas individuais tinham estado em uso ao longo dos dois séculos anteriores e a bandeira dupla desde o século XIX. A borda azul simboliza a paz e a cor carmesim é a cor nacional do Nepal.
Sob o ponto de vista astronômico, os desenhos retratam uma imagem do cosmo, conforme seria visto do espaço sideral por uma pessoa. Trata-se de uma triangulação astral desenhada nos dois triângulos, no pano inferior vê-se o sol iluminando, logo acima o limbo da terra ao mesmo tempo que um terceiro astro no lado da sombra interage na paisagem no momento dos crepúsculos entre o observador terreno e o hipotético observador sideral.
Os dois símbolos reais são hoje reinterpretados como a representação da esperança de que o Nepal dure tanto tempo quanto o Sol, a Terra e as estrelas.


JAPÃO

Bandeira do Sol Nascente

A Bandeira do Sol Nascente é uma das bandeiras oficiais do Japão, usada como símbolo da Força Marítima de Autodefesa do Japão.
É uma variante da bandeira nacional do Japão, possuindo um disco solar com 16 raios em uma formação Siemens star, usada historicamente pelas Forças Armadas do Japão, particularmente a Marinha Imperial do Japão. A bandeira, foi adotada pela primeira vez como bandeira naval em 7 de outubro de 1889, e foi usada até o final da Segunda Guerra Mundial em 1945. Banida pelo Tratado de São Francisco, que proibia o Japão de ter as suas próprias forças armadas, em 1952 começou a ser utilizada para representar as forças de auto-defesa. Foi re-adotada em 30 de junho de 1954, e hoje é usada como bandeira naval da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF).


Bandeira do Japão

A bandeira do Japão tem um formato retangular branco com um grande disco vermelho (representando o sol) no centro, e é oficialmente denominada Nisshōki ( "bandeira do sol") em japonês, embora seja mais comumente conhecida como Hinomaru (disco solar").(*)

Vale a pena conferir o artigo O Firmamento como símbolo nacional, publicado no site Zênite: http://www.zenite.nu?brasil


(*)Fonte de textos e imagens Wikipédia (veja os links abaixo das bandeiras e dos sóis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares