domingo, 7 de outubro de 2012

Construindo um espaço zen



Especialistas ensinam a criar espaços de meditação
Na correria do dia a dia, é muito importante reservar preciosos minutos para relaxar
por Júnia Letícia

Uma das doenças mais comuns atualmente é o estresse. Conforme pesquisa da International Stress Management Association, 70% dos brasileiros economicamente ativos sofrem desse mal. Essa doença contemporânea causa efeitos preocupantes, como perda de apetite, falta de estímulo e até depressão. Por isso, é fundamental reservar alguns momentos em casa para relaxar. E para facilitar essa tarefa, nada melhor do que contar com um cantinho especialmente designado para isso.

O assunto é tão importante que muitos empreendimentos têm investido em criar espaços destinados ao relaxamento, que podem ser inseridos também em casas. Mesmo que o seu condomínio não tenham um home relax, como são chamados, não há problema. Afinal, não é preciso muitas coisas ou mesmo muito espaço para aliviar as tensões diárias. Pode ser, por exemplo, um cantinho com fouton ou um altar, dependendo de sua crença.

A engenheira e design de ambientes Flávia Freitas explica que o home relax é um espaço destinado a atividades mentais e emocionais, que transmitam tranquilidade e leveza, “fazendo com que as pessoas consigam ter uma sensação de bem-estar relaxando, meditando, rezando e sentindo emoções positivas. Atualmente, é muito comum as pessoas buscarem algum tipo de atividade que lhes traga um momento de descanso”, observa.

Também denominado espaço zen, segundo a arquiteta da Casa Cor Minas Camile Guedes, esse tipo de ambiente é destinado para momentos de relaxamento e contemplação. “São espaços para meditar, rezar, descansar. Enfim, para que você possa encontrar o seu equilíbrio físico e espiritual”, afirma.

O espaço deve ser pensado para conduzir o usuário a um tempo de descanso e desaceleração, trazendo bem-estar físico e mental, segundo o arquiteto Cioli Stancioli. Para isso, não são necessárias grandes dimensões. “Ele é tão somente um canto generoso ou pequeno da casa reservado para qualquer atividade prazerosa ou relaxante”, resume.

Ambientes como esse, propícios para reencontrar o equilíbrio energético, psicológico e físico, podem ser instalados facilmente. “Podem ser espaços de qualquer tamanho, mas que tenham capacidade para uma pessoa, pelo menos, poder ficar sentada confortavelmente. Ambientes claros e calmos com aconchego de cor e iluminação que possa acalmar mentes irritadas, estressadas e cansadas têm maiores potenciais”, explica Flávia Freitas.

CONTINUE LENDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares