domingo, 28 de outubro de 2012

África de todos os sabores

Nova África é uma série de reportagens com temas variados sobre o continente africano que está sendo exibida pela TV Brasil.
Uma verdeira aula, que me fez ficar parada diante da TV e que infelizmente não faz parte do chamado "horário nobre" da televisão brasileira.
Escolhi dois episódios para postar aqui, que me chamaram a atenção: "Gastronomia Africana" e "A Ilha de Moçambique".
Aproveito para dedicar esta postagem para Helen Riding e António Rosa.



A cozinha, as receitas, os modos e os temperos. A gastronomia africana é um universo amplo e fascinante que passa pelos ingredientes, utensílios, sabores e saberes do homem. O Nova África dessa semana mostra como a variedade retrata este continente. Do norte ao sul, pratos que misturam influências mediterrâneas, tribais, asiáticas, árabes, e até brasileiras.

O primeiro destino é o Benin, onde a repórter Dina Adão mostra como a culinária brasileira influenciou os pratos servidos neste país. O historiador Noel explica como os escravos brasileiros levaram costumes culinários ao retornarem ao lar.

De lá, seguimos para o segundo país mais populoso do continente, a Etiópia, que abriga um dos maiores mercados a céu aberto da África: o Adis Abeba. Com a repórter Aline Maccari compraremos os ingredientes necessários para o preparo de uma receita típica e muito especial para os etíopes, a galinha doroet.

O prato, servido apenas em ocasiões especiais, tem seu simbolismo desvendado em uma visita a um dos restaurantes mais tradicionais do país. E ainda na Etiópia, uma outra tradição gastronômica bastante apreciada no Brasil: o café. Veja as diferentes formas de preparo desta iguaria, com por exemplo, o café com sal.

O programa mostra ainda um restaurante na África do Sul que serve apenas comidas originadas no continente. O África Café busca manter as tradições gastronômicas de toda a África em um país que, cada vez mais, ocidentaliza a sua culinária. A proprietária fala sobre os estereótipos criados pelos visitantes, que associam comida africana a pobreza e sujeira, o que não é verdade.

Já a última viagem deste episódio tem como destino o Marrocos. Mundialmente famoso por seus pratos e temperos exóticos, o país tem um dos mercados mais tradicionais, coloridos, barulhentos e divertidos do norte da África: o Jema El Finá. Quem acha que os franceses são os maiores consumidores de pão do mundo ficará surpreso. Além disso, veja como é preparada uma iguaria bastante consumida por lá e aqui, o cuscuz.

Ainda no Marrocos, uma entrevista com um dos maiores cozinheiros do continente, o chefe Tarik Harabida. Nascido e criado por uma família de cozinheiros, aos 17 anos Harabida iniciou sua trajetória na gastronomia. Para ele, a especialidade da comida marroquina é resultado dos hábitos e, principalmente, da história do povo deste país.

--------------
A ILHA DE MOÇAMBIQUE
A série Nova África vai até Moçambique, e, de carro, faz um longo percurso. O programa visita as paisagens e a história da antiga Colônia portuguesa situada na Costa Oriental da África. Apresenta o país sem um viés folclórico, e sim, mostrando como vivem e trabalham os Moçambicanos.





Conheça mais sobre esta série de reportagens:


2 comentários:

  1. Soraia,

    Você conseguiu o que há muito tempo não acontecia: vieram-me umas lágrimas ao ver a minha terra.

    Muito obrigado. Muito obrigado.

    António

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. António, juro que minha intenção não era esta.
      A África mora em meu coração e quero que saiba, que também me emocionei.
      Apesar de não conhecer o continente africano nesta encarnação, não tenho dúvida nenhuma de que, em existências pretéritas, por lá estive.
      Grande abraço.
      Viva a África, pátria mãe de todos nós!
      Viva Portugal e o Brasil, terras abençoadas por esta mãe generosa!

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares