terça-feira, 5 de junho de 2012

Vênus

wikipedia - Venus symbol

Em todos os tempos, representada sob uma ou outra forma, Vênus tem simbolizado a beleza por excelência. Como tal, expressa a lei da Harmonia, da perfeição aprisionada na forma. Neste sentido, Vênus sempre tem sido associada ao elemento feminino, à graça, à arte, ao colorido, à primavera, ao mundo da afetividade e ao amor em sua multiplicidade de matizes.
Vênus, representa a revelação do amor, da busca de perfeição, dos arquétipos de luz. Vênus revela ao homem suas faculdades de contemplação e suas capacidades de embebedar-se na eternidade das formas perfeitas, e lhe ensina a existência da harmonia em todos os planos, demonstrando-lhe a necessidade da devoção para ter acesso ao recinto das formas arquetípicas. Vênus desperta o homem de sua ociosidade e apatia, de seu aborrecimento e desdém pela vida; de sua desilusão por ideias puras, o convida à região onde o sagrado se manifesta através da forma impecável, e então o homem renasce e descobre forças inesgotáveis em sua natureza, impulso efetivo que o leva a consumir-se na consecução da perfeição da forma e da força que brilha na forma. Vênus faz nascer no homem a necessidade do rito, a necessidade de eternizar o instante e penetrar pelo instante na eternidade.
Quando Vênus revela ao homem a Beleza de tudo o que existe, este se empenha em sobrepassar sua própria morte e a renascer em um outro estado; o homem é impulsionado a incendiar sua alma em busca da redenção mediante o sentimento.
A Tradição nos diz que se faz presente no 5º mês do desenvolvimento embrionário, para outorgar o sexo e as características distintivas do ser que há de entrar no mundo das formas, imprimindo-lhe, do mesmo modo, as tonalidades de sua afetividade.
Vênus tem relação com as zonas do sistema nervoso onde se centram os apetites e os desejos; o agradável e o que não agrada. Por esta razão, Vênus também está relacionada com os vícios e os prazeres, com a sensualidade e a preguiça, com o hedonismo e a vida artificiosa, produzindo a excitação e a inclinação pelo "viver por viver".  
Wikipedia - Anahata symbol
A Tradição da Ciência Yoga relaciona Vênus com o timo e com o chakra denominado Anahata, o qual, segundo a descrição da Yoga, desencadeia no ser humano o amor universal; não porém, como um sentimentalismo ou idealismo sem base, mas como a capacidade de sacrifício pelos semelhantes, dentro de uma fortaleza jamais débil e seguindo um caminho inteiramente equilibrado; ademais, segundo as descrições da tradição, este chakra dá ao ser humano a faculdade de realizar "milagres", no sentido de operar modificações no mundo físico, prescindindo dos laboratórios.   
Por tudo isto, Vênus está relacionada, pois, com a arte, os afetos, o amor, a suavidade, a sedução, a formosura, a languidez que convida a dissipação, a alegria graciosa e despreocupada, os prazeres, flertes, o magnetismo da forma, etc.


Fonte do texto: Cosmossíntse - LaKaZa - Edição Maio/1988 - FEEU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares