quarta-feira, 9 de maio de 2012

A Roda da Fortuna - um arcano repleto de simbolismos

A Roda da Fortuna é, na minha opinião, uma das cartas do târo que mais trazem símbolos ligados a alquimia.
De certa forma este arcano chamou minha atenção para a pesquisa sobre o tema, além do que, ela representa, pelo menos para mim, um bom presságio; gosto quando ela sai em alguma jogada, pois geralmente são mudanças afortunadas.... e eu adoro!
Bem, o pequeno texto abaixo consta do livro Manual do Tarô de Hajo Banzaf que fala sobre o Arcano X na visão de Waite.
Sem dúvida, este Arcano é um manancial para pesquisas sobre os temas: 
Alquimia, Tarô, Astrologia e Cabala.

The Wheel of Fortune - Rider-Waite Tarot

Simbologia: Tífon, em sua forma egípcia, é representada como a serpente Seth. As quatro criaturas da visão de Ezequiel como símbolo dos quatro elementos.
Na roda, TORA e/ou ROTA = Providência Divina, perseverança. 
Também a disciplina imposta à esfinge corresponde à negação do acaso.
No círculo interno, o símbolo alquímico para:
o enxofre/súlfur:

o sal:

mercúrio:
e a água:
No centro, nenhum desenho = o meio não pode ser definido. Quando no sentido do giro da roda as letras TORA giram nas mais diversas combinações, disso resulta a frase transmitida por Paul Foster Case: ROTA TARO ORAT TORA ATOR, que pode ser traduzida assim:
A roda do tarô proclama a lei de Ator (uma deusa egípcia que corresponde a Ísis).

Mensagem: Uma carta da Idade Média mostra 4 criaturas com 4 enunciados:

Para cima: Regnabo - Eu dominarei. Crescem orelhas de burro.
Em cima: Regno  - Eu domino. Homem com orelhas de burro.
Para baixo: Regnavi - Eu dominei. Em vez de orelhas, um rabo.
Embaixo:Sum sine regno- Estou sem governante. Um ancião.


A Roda da Fortuna era um símbolo comum na iconografia alegórica Europeia. As quatro figuras mostradas estão subindo e descendo no fundo de uma roda giratória que é presidida pela Fortuna personificada. Wikipédia

LIVROS SOBRE O TEMA:

TAROT-ORAT-ROTA-TORA
por Edgar T. Portisch
Versão PDF em inglês do livro:

Se quiser ler somente o capítulo sobre o Arcano X:

Se preferir ler o livro por capítulos: 

THE BOOK OF TOKENS
por Paul Foster Case

A Roda da Fortuna, ou "parte da fortuna"é uma bússola, uma direção, o pote de ouro escondido na extremidade do arco-íris, a felicidade que o ser humano pode e deve alcançar, mas resgatável apenas depois que o indivíduo consegue equilibrar o funcionamento de seus nódulos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares