sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sexta-feira e o número 13


"O 13 é tido como a dúzia do diabo, e o número do azar. A sexta-feira 13 é considerada simplesmente como um dia ruim. Encontramos explicação para essa má fama na Bíblia.
Nela, o fim do mundo começa no capítulo 13 do Apocalipse; sobretudo, também, Jesus era o décimo terceiro em meio  aos seus discípulos e morreu numa sexta-feira.
Como por trás de todo tabu esconde-se algo sagrado, encontramos também por trás desse número de azar desprezado  um significado profundo.
Esse significado torna-se claro se imaginarmos o 12 como uma roda com doze raios ilustrando o decorrer do ano no Zodíaco e os discípulos de Jesus.

imagem: Cúpula do batistério Ortodoxo

O 13 seria, então, o centro, o ponto mais importante e que a tudo une, o lugar que Cristo ocupa. Se esse ponto for percebido compreendido e a ele for dada a devida atenção, ele simboliza a força transformadora, que por meio do sacrifício de um, possibilita a salvação do todo.
Para isso é necessário olhar para o centro de si mesmo e encarar a morte de maneira consciente. Na medida em que nos afastamos da morte e a reprimimos, o 13 passa a ser um símbolo de algo desagradável. Nós nos afastamos de nós mesmos e não olhamos mais para o centro do círculo. Com isso, o número perde sua força unificadora e salvadora, o centro parte- se, e suas mil partículas parecem - em linguagem figurativa - um holograma, repetido por toda parte como a posição extremamente desagradável de décima terceira, na qual se encontram os infelizes e rejeitados, os azarados e os menosprezados da sociedade. Certamente eles também se sacrificam involuntariamente pelo bem do todo, mas isso não é compreendido nem por eles mesmos, nem pela sociedade, e muito menos reconhecido, valorizado ou apreciado.
fonte da imagem:http://www.vopus.org
Embora se afirme ocasionalmente que o significado negativo do 13 tenha surgido apenas no século passado, existem pistas do seu papel infausto desde a Antiguidade. Os babilônios já chamavam o décimo terceiro mês dos anos bissextos de "corvo de mau augúrio" e os chineses o chamavam de "o senhor da aflição". O 13 possui, também nos contos de fadas, um significado de perigo: a intrusa décima terceira fada, ou a décima terceira porta, que não deve ser aberta de maneira alguma. Também o fato de a décima terceira cartas dos Arcanos Maiores do Tarô ser A Morte, é um sinal de uma velha ligação entre esses dois temas. E a sexta-feira 13? Esse dia é consagrado a Freya ou, em sua correspondência romana, a Vênus.
Por ambas serem personificações de uma feminilidade prazerosa, a sexta-feira 13 era, certamente, uma dia de alegria nos tempos antigos, e somente depois, em culturas solares, passou a ser difamado como um dia de azar. A partir daí, passou-se a não mais considerar o Cristo como o décimo terceiro no centro dos doze, mas a associar esse número nocivo a Judas, o traidor, fato que, por sua vez, tem um interessante paralelo no mundo dos deuses germânicos. Nele, o ladino Loki, o décimo terceiro deus, traiu Baldur, o deus da primavera, levando-o a morte.

As pesquisas sobre o matriarcado partem do princípio de que o 13 era inicialmente uma número sagrado, que somente depois do surgimento dos valores do patriarcado foi condenado, difamado e temido. Uma confirmação disso são os indícios de que os antigos calendários eram lunares, segundo os quais, até os dias de hoje, são calculadas a maioria das festas judaicas, cristãs e muçulmanas.
No calendário lunar, contudo, o ano possui treze meses, e no último deles o sol "morre" no solstício de inverno.
Em culturas que vivenciam o tempo de uma maneira cíclica, no constante ciclo de nascimento e morte, isso não oferece nenhum problema, pois o jovem Sol renasce no dia seguinte. A partir do momento em que a consciência de tempo linear se impõe nas culturas patriarcais, onde há um começo e um fim absoluto, esse final é, obviamente, vivenciado a cada vez como uma coisa terrível. E, pelo fato de as culturas patriarcais preferirem o princípio constante do Sol à instável Lua, a morte aparente do astro principal torna-se uma catástrofe.
Que o 13 desempenha um papel-chave como número mágico em círculos ocultos, e não representa necessariamente um mau augúrio para os que o trazem consigo, pode ser observado no emblema nacional dos Estados Unidos : o "Grande Selo", que pode ser visto em toda nota de 1 dólar.

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Selo_dos_Estados_Unidos

Ele mostra uma águia que com a sua garra esquerda segura treze flechas e com a direita treze folhas, enquanto treze estrelas brilham por sobre sua cabeça em forma de pentagrama, e seu escudo é ornamentado por treze listras.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Selo_dos_Estados_Unidos
A piramide no lado de trás do grande selo possui treze degraus. Supostamente, tudo isso tem relação com treze estados fundadores.

Por ninguém mais querer ficar no 13º lugar, esse número é deixado de fora até mesmo nos tempos esclarecidos de hoje. Hotéis não têm o décimo terceiro quarto, nem andar, trens não têm o vagão número 13 e aviões não possuem um fila de assentos com este número. Somente quando se trata de dinheiro é que a superstição atinge rapidamente o limite. Eu não conheço ninguém que tenha recusado a receber o seu 13º salário."

(Texto de Hajo Banzhaf - Simbolismo e significado dos números)


PARA REFLETIR

A ignorância é vizinha da maldade.



Fonte das imagens:http://www.grandefraternidadebranca.com.br/mestre_jesus.htm 
rodrigovivas.wordpress.com
maju7.no.comunidades.net
Facebook

2 comentários:

  1. Soraia!
    Muito interessante os mitos que envolvem o número 13! Estava fora da cidade e para mim este foi um ótimo dia! Acho que qualquer dia pode ser 'bom' ou não, depende mais da energia que estamos vibrando.

    A título de curiosidade peguei a folhinha e vi que teremos mais uma sexta-feira 13 este ano, no mês de julho.

    Beijos! E muita luz pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Naelyan!

      Acho interessante os textos de Hajo Banzhaf sobre os números, gosto da maneira como ele consegue aglutinar tantas informações, que às vezes passam despercebidas por nós e que acabam por aguçar o interresse pela pesquisa.

      Acredito que os números podem conter uma vibração, mas não sou encucada com as superstições em geral.
      É bem como você disse: "qualquer dia pode ser 'bom' ou não, depende mais da energia que estamos vibrando".
      Tudo depende de nós.

      Ainda bem que a próxima sexta 13 será em Julho, caso ela fosse em Agosto, creio que muita gente não iria nem sair de casa,kkk...

      Bjs,
      Paz e alegria!

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares