quinta-feira, 12 de abril de 2012

A commedia dell'arte

Pantalone-1550 by Maurice Sand

A commedia dell'arte foi uma forma de teatro popular improvisado, que começou no séc. XV na Itália e se desenvolveu posteriormente na França e que se manteve popular até o séc. XVIII. A “Commedia dell’arte” vem se opor à “Comédia Erudita”, também sendo chamada de “Commedia All’improviso” e “Commedia a Soggetto”. Esta forma ainda sobrevive através de alguns grupos de teatro. Suas apresentações eram feitas pelas rua e praças pública. Ao chegarem à cidade pediam permissão para se apresentar, em suas carroças ou em pequenos palcos improvisados. As companhias de commedia dell’arte eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar. Seguiam apenas um roteiro, que se denominava “canovaccio”, mas possuindo total liberdade de criação; os personagens eram fixos, sendo que muitos atores viviam exclusivamente esses papéis até a sua morte. 
Continua aqui

ARLEQUIM
Harlequin, by Maurice Sand

O arlequim é uma personagem da commedia dell'arte, cuja função no início se restringia a divertir o público durante os intervalos dos espetáculos. Sua importância foi gradativamente afirmando-se e o seu traje, feito de retalhos multicoloridos geralmente em forma de losango, mais ainda o destacava em cena. Existe contudo, ainda, uma versão igualmente famosa, com origem napolitana no Polichinelo.


PIERROT
André Derain -  Harlequin and Pierrot, 1924
fonte da imagem: www.artble.com

pierrot ou pierrô é uma personagem tipo de mimo e da Commedia dell'Arte, uma variação francesa do Pedrolino Italiano. O seu caráter é aquele de um palhaço triste, apaixonado pela Colombina, que inevitavelmente lhe parte o coração e o deixa pelo Arlequim. É normalmente representado a usar roupas largas e brancas, por vezes metade pretas, cara branca e uma lágrima desenhada abaixo dos olhos. A característica principal do seu comportamento é a sua ingenuidade, e é visto como um bobo, sendo sempre o alvo de partidas, mas mesmo assim continua a confiar nas pessoas. Pierrot também é representado como sendo lunático, distante e inconsciente da realidade.

COLOMBINA
Columbine by Maurice Sand

A colombina (do italiano colombina, "pombinha") é uma personagem da commedia dell'arte, um gênero de teatro popular que surgiu na Itália, no século XVI. Em geral, aparece como uma serva ou empregada de alguma dama e é caracterizada como uma moça linda e inteligente, de humor rápido e irônico, sempre envolvida em intrigas e fofocas, apaixonada por arlequim, e amada em segredo pelo romântico pierrot.

Textos interessantes:
Enquanto montava esta postagem lembrei-me da música"Innuendo" do Queen, que além de uma bela canção traz também algumas imagens que, pelo menos para mim, lembram as personagens da commedia dell'arte. 
Hoje, passeando pelo Facebook, uma amiga* postou este vídeo. 
Será mera coincidência?
Então arKana*...
TILL THE END OF TIME!

2 comentários:

  1. não há coincidências não! coloquei no FB por uma razão e esta sincronicidade avivou a razão! grata, linda Amiga
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então arKana, como vc disse lá no Face:
      sincronicidade transatlantica :)))

      acho tudo isso é:"A Kind of magic!


      Beijos.

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares