quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cavalos-marinhos

Hippocampus jayakari
O cavalo-marinho (Hippocampus) é um gênero de peixe pertencente à família Syngnathidae  que vive em águas temperadas e tropicais. Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas. Algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas e com corais e anêmonas marinhas. Seu tamanho é de aproximadamente 15 cm, com peso entre 50 e 100 gramas. Vivem em regiões de clima temperado e tropical. Podem ser criados em aquários, contanto que a água seja salgada e recebam cuidados especiais, pois são muito frágeis.

fonte da imagem:Wikipédia

Origem do nome científico
Os hippocampus eram seres fictícios da mitologia grega, filhos de Poseidon. A parte superior de seu corpo era a de um cavalo com crina membranosa, guelras e membranas interdigitais nos supostos cascos, e sua parte inferior era de um golfinho.

Seres mitológicos
Os hippocampus eram empregados pelo Deus dos Mares em sua maioria na espionagem e na patrulha por seu reino oceânico em busca de empecilhos que também eram conhecidos como cavalo marinho. O Hipocampo (Grego: hippos = cavalo, kampi = monstro) é uma criatura mitológica partilhada pela mitologia Fenícia e Grega. Tem tipicamente sido descrito como cavalo na parte anterior do seu corpo como peixe na parte posterior como a cauda de um peixe escamoso, como um cavalo-marinho.
Na mitologia grega, o hipocampo servia de companhia e montaria às nereidas e de animal de tração ao carro de Poseidon. Seres com características semelhantes aparecem na arte de outras culturas, inclusive a Mesopotâmia e a Índia.
Criados por Poseidon a partir da espuma do mar, são animais com caudas de peixe brilhantes, semelhantes ao arco-íris, e a parte frontal de seus corpos são de corsel branco.
Os hipocampos são as montarias do exército de Poseidon.
Em imagens helenísticas e romanas, no entanto, Poseidon (ou Netuno) muitas vezes leva uma carruagem marítima puxada por hipocampos. Assim, hipocampos são associados com esse deus em ambas as representações antigas e as mais modernas.

Algumas espécies de cavalos-marinhos:
Hippocampus Barbouri
Hippocampus Denise

Hippocampus guttulatus

Hippocampus reidi

1   Wikipédia 
2  Wikipédia

2 comentários:

  1. Soraia querida,

    Que postagem mais Linda!
    Que Seres lindinhos não?
    Tão delicadinhos!!!
    Aquele Hippocampus Barbouri é Fantástico, parece feito de cristal!

    Agora, depois de ler que Poseidon tinha uma carruagem puxada por eles, não teve como eu não me lembrar do Bob Esponja.....rsrsrssss....no filme o rei Netuno chega com a carruagem magnífica e puxada pelos cavalinhos.

    Amei as imagens, beijo grande querida!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú!

      Adoro mitologia, acho que no fundo elas trazem um quê de sabedoria e respeito a tudo e a todos.
      Fiquei surpresa ao saber que existem tantas espécies, pelo que li no Wikipédia são 35 tipos de cavalos-marinhos.
      E eu que achava que eram todos iguais?
      Grande engano!
      Realmente, o Barbouri parece ser até transparente.

      Bjs.

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares