sexta-feira, 27 de abril de 2012

Câmera pinhole e um festival em BH

Belo Horizonte terá Pinhole Day neste fim de semana


Belo Horizonte também está no mapa das celebrações do Pinhole Day, no dia 29,  uma flash mob inter nacional para promover a fotografia experimental e analógica. Na capital mineira, o Pinhole Day será Sábado e Domingo com eventos no espaço Centro e Quatro, na Praça da Estação, centro da cidade.
Pinhole é aquela simpática maquininha construída com latas, caixas de sapato ou qualquer outro objeto capaz de criar uma “câmera escura”. 
Um papel fotossensível é colocado no interior da pinhole e só é exposto no momento da foto.
A 'lente' é um buraquinho e o disparador é uma fita adesiva, ou qualquer outro dispositivo que o fotógrafo tiver à mão. A exposição é marcada na cabeça e varia de alguns segundos a até uma hora, ou seja a câmera deve ficar apoiada num lugar firme.


Não há visor, nem muitos controles disponíveis. A imagem registrada só é conhecida no laboratório. E os resultados podem ser surpreendentes! É justamente essa simplicidade criativa que atrai desde iniciantes até fotógrafos experientes. Além dos modelos caseiros, existem câmeras pinhole feitas pela Lomoghapy (Lomography) e outras marcas.


Em Belo Horizonte, o Pinhole Day é organizado pelo Núcleo Imagem Latente (NiL), com oficinas para ensinar a fabricar as câmeras, revelação e registro das imagens. No entanto, todas as vagas já estão esgotadas.
Mas vale a pena conferir a exposição com fotografia tiradas com pinhole feitas com caixas de fósforo. Haverá também a venda de câmeras pinhole, projeções e painéis. O Pinhole Day acontece simultaneamente em 70 países.

Todas as fotos deste post foram feitas com pinhole e cedidas gentilmente pelo fotógrafo Elmo Alves.

Foto de disco do Pink Floyd com 30 min de exposição 
Câmeras pinhole de madeira como essa serão vendidas no evento (Foto: Elmo Alves) 
Fonte portal UAI - *os links em itálico foram feitos por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares