sexta-feira, 2 de março de 2012

Keep Calm and Karry On: a história de um slogan


Keep Calm and Carry On poster (1939)


Keep Calm and Carry On foi um pôster motivacional produzido pelo governo britânico em 1939, início da II Guerra Mundial, para ser usado somente se o nazismo conseguisse invadir a Grã-Bretanha. O cartaz foi distribuído apenas em número limitado.
No ano 2000, uma cópia deste pôster foi redescoberta na Barter Books, um sebo na cidade de Alnwick, na Inglaterra. 
A criação agora está em domínio público, e pode ser vista na decoração de ambientes. 
O criador do cartaz não é conhecido.
Keep Calm and Carry On,  foi o terceiro cartaz de uma série de três.

Os dois primeiros cartazes da série  "Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory":

st-andrews.ac.uk

"Freedom is in Peril" foram emitidos e utilizados em todo o país para fins de motivação, já que o Ministério da Informação imaginou que as primeiras semanas da guerra seriam desmoralizantes para a  população.

http://www.sodahead.com
O planejamento para os cartazes começaram em abril 1939. Em Junho os designs foram montados, e em Agosto de 1939 eles já estavam a caminho para a impressão, para serem distribuidos dentro de 24 horas do início da guerra. Os cartazes foram criados com um padrão uniforme.
Este projeto foi  feito em associação com o Ministério da Informação com uma tipografia única e reconhecível, com uma mensagem do rei ao seu povo. 
Os slogans foram criados por funcionários públicos, sendo o Waterfield o criador do "Your Courage" como um "Grito de guerra que trará o melhor de nós e nos colocarão em um estado mental ofensivo de imediato"
A intenção era de passar uma mensagem positiva e encorajadora,"uma declaração de dever para o cidadão".
O pôster "Your Courage" foi o mais famoso durante a guerra e o primeiro a ser distribuído pelo Ministério da Informação.
A imprensa, com medo da censura, se resguardou, e por este motivo muito do material relativo a estes pôsters foram mantidos em arquivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares