quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Povo Lakota: sua bandeira, música e linguagem

imagem: Pine Ridge Flag - Autor: Himasaram

Os textos abaixo foram extraídos de artigos publicados em inglês, tentei traduzi-los pelo Google e é claro que alguma coisa ficou perdida nesse tipo de tradução.
Abaixo de cada texto estão os links para as versões originais.
Tentando achar alguma coisa em português, para que o texto não ficasse tão sem sentido, acabei encontrando um blog muito interessante chamado"Atlantis Burnama Kumara" que explica um pouco sobre a linguagem deste povo "y otras cositas más", vale a pena visitar.
Boa leitura!

ATUALIZANDO:
Hoje dia 7 de Janeiro, recebi (via email) de Thunna Burnama , autor do blog "Atlantis Burnama Kumara", duas correções com relação à grafia e o significado de duas palavras: 
1.Thióšpaye ( lê-se aproximadamente "t'ri'ósh'paie", que significa: divisão de uma tribo, clã, comunidade, uma pequena turma de pessoas ou um grupo sob um chefe. "thi" = verbo viver, morar, ter morada; "ošpaye" = um grupo, um grupo fragmentado (separado de toda a tribo ou do chefe).
Também quer significar: uma espécie de animal ou uma companhia de soldados.
2.Hóčhoka (lê-se aproximadamente "Ró'tchoka". que é a área interior do círculo em campo (não há a letra "c" em Lakota, apenas o " č " que se lê "stch" e o "čh" que se lê "tch". 
A palavra para dizer círculo, uma roda, aro, arco, argola é " Čhaŋgléška" (lê-se aproximadamente "Tchan'glésh'ka". Há uma variante: " Očháŋgleška", cuja acentuação tônica é diferenciada: "Otchán'glêska".

A bandeira é composta por oito tipis (tendas) brancas, cada uma delas representa um dos oito distritos em que os sete thiyošpayes ( de thi, 'morar' e  ošpaye, "um grupo,um grupo fragmentado (separado de toda tribo ou do chefe" ) dos Oglala Lakota quando se estabeleceram em Pine Ridge, no final do século XIX. 
As tipis (tendas) estão dispostas em Hóčhoka* (área interior do círculo em campo) é um símbolo que representa a continuidade e a unidade o fundo vermelho também é uma cor sagrada.
É apenas um pequeno pano simples com um desenho simples, porém cheio de significado, orgulho, fé e esperança.



Usada pela primeira vez em 1961, esta bandeira foi aprovada pela Sioux Oglala Triba OST Council em 9 de Março de 1962, como a bandeira oficial dos Sioux Oglala Tribe (OST).
O círculo de oito tendas na bandeira representam os nove municípios da reserva:
Porcupine,
Wakpamni,
Medicine Root,
Pass Creek,
Eagle Nest,
White Clay,
LaCreek,
Wounded Knee e
Pine Ridge.  
O campo vermelho representa o sangue derramado pela tribo em defesa de suas terras e faz uma referência alegórica ao termo "homem vermelho", pelo qual foram chamados os americanos europeus. O azul* representa o céu, como pode ser visto em todas as quatro direções cardeais durante o culto do Grande Espírito, e os elementos. Ela também representa o conceito espiritual Lakota do céu como "campo de caça" para onde partiram os membros da tribo. 
*Não sei onde está o azul na bandeira, enfim é o que consta no texto.


Hóčhoka*
Na filosofia Lakota, o modo de vida das pessoas comuns e de todas as coisas espirituais estão dentro do círculo. O povo Lakota ensina a seus filhos, netos e as gerações futuras que tudo está dentro do círculo sagrado, o Hóčhoka.
imagem: Sacred Circle

clique no link para ouvir os samples



inks utilizados nesta postagem:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Pine_Ridge_Flag.svg
http://lifeconsulting.multiply.com/journal/item/92?&item_id=92&view:replies=threaded
http://1onewolf.com/lakota/index.htm
http://www.bsu.edu/eft/indian/p/pop_cycles.htm
http://www.amazon.com/Prayer-Songs-People-Hocoka/dp/B002FOG0U8
http://atlantisburnamakumara.blogspot.com/p/kitala-lakhotiyapi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares