sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sete - simbolismo e magia

A MAGIA DO SETE


Já na antiguidade, o 7 era considerado pelo grego Pitágoras um número sagrado e perfeito. Até hoje, despertando vibrações diferentes, de acordo com as situações em que é colocado, sentido ou sintonizado, esse número pode se transformar em algo misterioso, cabalístico ou místico.

No homem, o 7 se faz presente conforme relacionamento feito por Marques da Cruz no livro Profecias de Nostradamus "... o homem tem 7 orifícios na cabeça: 2 olhos, 2 ouvidos, 2 narinas e 1 boca ( para beber e comer com sobriedade e falar pouco. Mas tem 2 ouvidos para ouvir muito ).


Segundo a Quiromancia , também o 7 é uma constante: monte de Júpiter, de Saturno, de Apolo, de Vênus, de Mercúrio, da Lua e de Marte.

O homem tem 7 sentidos (de acordo com a Psicologia experimental atual): visão, audição, olfato, paladar, tato, intuição (chamada de sexto sentido por Richet), estereognóstico (sentido de orientação, notável nos pombos), enumerando, também 7 partes principais do sistema nervoso, bem como glândulas principais de secreção interna ou endócrinas: hipófise, tireóide, paratireóide, supra-renais, sexuais, timo e pâncreas.



Na vida do homem temos ainda 7 fases pormenorizadas: embrionária, infantil, adolescente, juvenil, a da virilidade, a da maturidade, e velhice. Em geral, ocorrem alterações na vida humana de 7 em 7 anos (não se exclui, evidentemente, as influências do meio em que vive).

Marques da Cruz, no seu estudo do 7, vai mais adiante: " O pé, ao pousar na terra, deixa sete sinais: o do tornozelo, o da planta e os cinco dedos - é o rastro, a pegada). Cada passo (dos homens de várias raças) tem em média 7 decímetros. Parece ser o símbolo, segundo alguns, do tempo em que o homem caminhará sobre a Terra (7000 anos). Segundo Nostradamus, a 2ª vinda de Jesus será no começo do 7º milênio. Deus criou o mundo em 6 dias e descansou no 7º. Analogamente, segundo os videntes, a era adâmica durará 7000 e poucos anos.

A sepultura tem em geral 7 palmos. No fim, há a missa de 7º dia e nos cultos afro há o axexê ou sirrum.

Registra-se ainda:
No Budismo, há 7 meios para um homem se tornar puro, santo (Arhat): o domínio de si mesmo, investigar a verdade, energia, alegria, serenidade, concentração e magnanimidade.

Pela Teosofia, o homem é constituído de 7 partes:



1-Sthula Sharira - O corpo físico, corpo denso.
2-Prâna - O corpo vital;
3-Linga Sharira - O duplo etérico, o corpo astral na teosofia original, de Blavatsky;
4-Kâma Rupa - O corpo de desejos ou corpo emocional, o corpo astral na literatura teosófica posterior a Blavatsky;
5-Manas - Nossa Alma Humana, ou Mente Divina. É o elo entre a Díade Atman-Budhi e nossos princípios inferiores; O corpo mental de Manas inferior;
6-Budhi - Nossa Alma Divina;
7-Atman - O raio do Absoluto, nossa Essência Divina

As pessoas sob a influência do 7, obtido através da numerologia do nome, apresentam qualidades físicas e mentais que denotam, na individualidade e na personalidade, características relacionadas com as vibrações deste número, assim relatadas no livro Numerologia, por Rosabis Camaysar: "o sete é um número de mistério. É um número profundo, estranho, indefinível, plástico e de vibrações diferentes das dos outros números.

Desde os tempos mais remotos, esse número tem um valor simbólico de alto alcance. O que não é de admirar, pois é o número do misterioso planeta Netuno, deus do mar e do reino psíquico.

O sete é um número convertível e contém em si o bem e o mal. É feliz para uns e infeliz para outros. É o numero da sabedoria e da perfeição, uma vez que denota o poder adquirido sobre os dois mundos.

As qualidades do 7 são difíceis de serem apreciadas e poucas pessoas as compreendem. Aqueles que estão debaixo de sua vibração adquirem conhecimentos de coisas misteriosas e tem grande sabedoria. Possuem uma natureza intuitiva e inspirada e grande sensibilidade. Sua imaginação é muito desenvolvida e são aptas a criar idéias novas. Afirma ainda que: - são visionárias, sonhadoras, e gostam de imaginar-se em panos fora da matéria."

São sete os grandes mensageiros que fundaram religiões:
Krishna, Buda, Lao-Tsé, Confúcio, Zoroastro, Moisés e Jesus.

Sete são os tubos da flauta de Pã. Sete são as cordas da lira de Apolo. Sete foi o número de portas do Sol.

Zoroastrianism Symbol
No mazdeísmo de Zoroastro, Deus tem 7 personalidades:
Luz eterna,
Onisciência,
Retidão,
Poder,
Piedade,
Benevolência e
Vida Eterna.
Buda, deixando a vida da corte foi para o deserto, onde durante 7 anos entregou-se à meditação. (*)

Numerologia

Conceitos sobre o 7:
Princípio neutro dominando os elementos da natureza; aliança da ideia e da forma; a unidade em equilíbrio; a ciência desenvolvendo a inteligência.
Vitória ligada à natureza e ao amor, simboliza o triunfo do iniciado ao fim de sua busca (entendimento, compreensão e conhecimento).
Poder espiritual vivificante, o conselho de Deus. Poder do espírito sobre a matéria.
Reintegração da matéria e do espírito, do tempo e da eternidade, em uma unidade única e reconciliada.
Imagem da entidade humana completa, isto é, absorção da Trindade Superior pelo quaternário inferior.
Número de poder mágico com sua força plena, onde estão compreendidos os estados da evolução física e espiritual que se complementam; poder adquirido nos dois mundos.
Número da creação e ao mesmo tempo da relação viva entre o divino e o humano. Essencial na ritmologia cósmica, marca da totalidade de um ciclo de vida espiritual.
Misterioso, profundo, estranho, indefinível; número da sabedoria e da perfeição; conhecimentos dos mistérios; arca do tesouro dos conhecimentos.
Filosofia de vida, que se oculta atrás, ou melhor, além da existência pura e simples do ser; entendimento do transcendente.
Equilíbrio e calma para raciocinar e filosofar; espiritualização, espiritualidade, crença e fé.
Inteligência oculta, representante da combinação da fé com o intelecto.
Número da realeza e do triunfo, da fama e honra, da reputação e vitória.
Número mais que perfeito que o Creador concedeu para emancipação de todo espírito que se encontra fora da sua imensidão divina.
Agente e causa certa para operar toda espécie de movimento das formas criadas dentro do círculo universal.

Vibrações Especiais: Perfeição/Sabedoria/Fé/Autoconfiança
Algumas características positivas e negativas:
Espiritualismo, repouso, suspensão e segurança.
Aceitação passiva, incredulidade e opressão material.
Cor: Lilás/Violeta
Pedra: Ametista(**)

 Tarô
imagem: Tarot Rider-Waite -  Clube do tarô

O Tarô mostra o simbolismo do 7 na carta  "A Carruagem". O enfoque aqui não é tanto o término de uma fase (a cidade ao fundo), porém o estado de espírito de partida, a vontade de viver algo futuro, um novo começo, que já pertence ao simbolismo do número 8. 


Astrologia
imagem: Estrela de Sete Pontas/Cova do Urso

A estrutura da nossa semana tem sua origem na estrela de sete pontas. Se dispusermos os sete planetas clássicos na sequência de suas velocidades nas pontas da estrela e seguimos então o traçado dela, obteremos os planetas na sequência que se conhece os dias da semana.
Sol - Domingo
Lua - Segunda-feira 
Marte - Terça-feira
Mercúrio - Quarta-feira
Júpíter - Quinta-feira
Vênus - Sexta-feira
Saturno - Sábado 


Nós também encontramos o sete numa outra constelação celeste, as Plêiades, conhecidas como o "Sete-estrelo", um pequeno aglomerado de estrelas da constelação de Touro, sobre o qual existem muitos mitos. O seu nome originou-se da palavra grega "pleios", que significa cheio, pleno ou muitos. Elas são conhecidas como as sete irmãs. Segundo a tradição judaica Deus abriu uma dessa estrelas nos primórdios dos tempos, para que a água do dilúvio pudesse derramar-se sobre a terra durante 40 dias e 40 noites. (***)

SOBRE O 
"É, a um tempo, terapeuta do corpo e da alma; luta contra a morte e contra os desalentos.
Vencedor, não conhece o orgulho, agradece  ao Eterno a maravilhosa potência do fluido universal; vencido, não lhe tortura o remorso a consciência: guarda a certeza consoladora de haver cumprido o seu dever, misericordiosamente, às custas da própria força vital.
Ama a virtude e não teme a morte: a morte não existe porque a vida é eterna.
Desse elevado ponto de vista, não há lugar para paixões individuais, para vaidosas rivalidades estioladoras  
Somos todos iguais: nosso ideal é coletivo, as vitórias que alcançamos , não nos pertencem; são da Ordem, pelo Bem, pela Verdade."
(**)Dario Veloso

Vale conferir:
2014 - UM ANO COM A VIBRAÇÃO DO NÚMERO 7

imagem1:http://papel.deparede.com.br/diversos/seven-7/ (autor desconhecido)
imagem2:http://conversascartomanticas.blogspot.com/2010/04/do-palavras-de-osho-quiromancia.html
imagem4:http://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%A2ndula_end%C3%B3crina
imagem5:http://www.wilsonsalmanac.com/poson_sri_lanka.html
imagem6:http://consciencia-cristica.blogspot.com/2010/09/casa-jardim-pratica-e-estudo-de.html
imagem7:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/71/ZoroastrianismSymbol.PNG
imagem8:http://blog.opovo.com.br/astroseletras/buda-os-ensinamentos-
imagem9:http://comuniquel.blogspot.com/2010/03/numero-7.html
Fonte dos textos: 
(*)Magia, Mistério e Umbanda/1971-Rio Gráfica Editora
(**) ABC da  Numerologia - Ana Maria Basevic - Círculo do Livro/1995
(***) Simbolismo e o Significado dos Números - Hajo Banzahf -  Ed. Pensamento/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares