quinta-feira, 17 de março de 2011

St. Patrick’s Day - Entre trevos e lendas!





imagem: Saint Patrick stained glass window from 
Cathedral of Christ the Light, Oakland, CA.
Flickr por Sicarr

Hoje dia 17 de Março é o dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda.
Ontem em visita ao blog "My wings of desire", fiquei conhecendo um pouco mais sobre as lendas deste santo, confira no trecho logo abaixo.

imagem: Eclético

"O trevo, conhecido como trevo de três folhas, é um símbolo não oficial da Irlanda (o símbolo oficial é uma harpa irlandesa) e era tradicionalmente valorizado por suas propriedades medicinais.
O trevo de três folhas era utilizado por São Patrício para explicar aos povos pagãos da Irlanda sobre a Santíssima Trindade do  Pai, do Filho e do Espírito Santo na fé cristã.
O trevo, especialmente os de quatro folhas que é o mais raro, também representa a boa sorte e se uma pessoa encontra-o, supostamente será capaz de ver fadas. 
São Patrício,conhecido como o padroeiro da Irlanda, foi um missionário cristão que viveu no século V  d.C. "(My wings of desire).
Graphics Fairy (Copyright)
Curiosidades sobre o uso da cor verde
Originalmente, a cor associada a São Patrício era azul. Com o passar dos anos a cor verde e sua ligação com o dia de São Patrício aumentou. Fitas verdes e trevos eram usados nas celebrações do dia de São Patrício no século XVII. 
Na rebelião irlandesa de 1798, na esperança de propagar seus ideais políticos, soldados irlandeses vestiram uniformes verdes no dia 17 de Março na esperança de chamar a atenção pública à rebelião. A expressão irlandesa "the wearing of the green" (Vestindo o verde), significa usar um trevo ou então outra peça de roupa em referência aos soldados rebeldes.(Wikipédia)

Coindência ou não, ontem depois de alguns dias sem ler o segundo volume de As Brumas de Avalon retomei justamente no capítulo em que Arthur apresenta o então arcebispo Patrício, à sua mãe Igraine.
Interessante!
Leia também a Oração de São Patrício que foi publicada ano passado no Arcano Dezenove e a reportagem sobre St. Patrick's day direto da Irlanda (maravilha)!

6 comentários:

  1. Olá Hellen.

    Obrigada!

    Happy St. Patrick's Day to U2:-)

    ResponderExcluir
  2. Legal seu blog em especial esta pastagem também tenho uma sobre São Patrício e o trevo de 3 folhas no meu blog da uma passadinha la, abraços...
    http://sortegoodluck.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigada pela visita.
      Que bom que tenha gostado do post.

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares