quarta-feira, 16 de março de 2011

Arjuna & Krishna


Disse Arjuna a Krishna:
1-Ó Senhor Bendito! Se é verdade que mais vale a sabedoria do que a ação, por que então me convidas a me envolver nessa luta horrível?
2-As tuas palavras contraditórias encheram-me de confusão a mente. Pelo que, diz-me claramente qual dos dois caminhos é melhor para mim?


Responde Krishna a Arjuna:
3- Já te disse, ó príncipe. Dois caminhos de libertação se abrem diante de ti: o caminho da sabedoria, para os que estão dispostos a meditar - e o caminho da ação, para os que preferem agir sem apego.
4-Entretanto, esses dois caminhos são um só: ninguém se liberta da escravidão do seu agir pelo fato de não agir - e ninguém atinge a perfeição interior só por desistir da atividade externa.
5-Ninguém pode existir um só momento sem agir, a própria natureza o compele a agir, mesmo sem querer, pensar também é agir no mundo mental.
6-Quem é externamente inativo, mas cede a desejos internos, este ilude a si mesmo.
7-Mais aquele que, pelo poder do espírito, alcançou perfeito domínio sobre seus sentidos e realiza todos os atos externos, ficando internamente desapegado deles - este homem possui sabedoria.
8-Cumpre, pois, o teu dever consoante a lei!Atividade é melhor que inatividade! Até a conservação do teu corpo exige ação, nem há santidade sem ação.
9-Toda ação que não praticada como um ato de culto divino redunda em escravidão. Pelo que, Arjuna, sê livre do apego e pratica os teus atos como um culto divino! Sejam as tuas atividades atos de adoração!

... Krishna continua:

35-Melhor é viver segundo a consciência própria, mesmo imperfeitamente, do que se guiar, com perfeição pela consciência alheia: melhor é morrer no cumprimento do dever do que viver com temor, à mercê de instintos inferiores. 

Fala Arjuna:
36-Qual o poder, Mestre, que impele o homem a cometer pecado e, contra a sua vontade, o obriga a isto?

Fala Krishna:
37- É o veemente desejo oriundo do amor à posse, é este o maior inimigo do homem, vítima da ignorância que o leva a perdição. 
38-Assim como a chama é envolvida em fumaça, como o espelho se cobre de pó, como o embrião é circundado pela membrana no ventre materno - assim é o Eu do homem envolto pelos desejos do mundo subjetivo.
39-Até o sábio, ó Arjuna, é tentado pelo fogo do desejo, seu contínuo inimigo, que com disfarces vários o alicia.
40-Os sentidos, o intelecto e as emoções são o habitáculo desses desejos objetivos; são eles que anuviam a razão e roubam ao homem, que a eles sucumbe, a luz do conhecimento 
41-Pelo que, nobre herói dos lutadores, controla os teus sentidos e governa o coração! Supera esse mundo objetivo, que instiga ao mal e destrói a sabedoria!
42-Fortes são os sentidos (kama); mais forte é a mente (manas); mais forte ainda é a alma (budhi) - e acima de tudo está a luz divina da Verdade (Atman).
43-Uma vez que conheceste o Eu Supremo, supera os sentidos, a mente e as emoções, pelo poder do EU SOU. Derrota os teus inimigos que, em formas várias, a ti se apresentam.  


Fonte: Trechos do Bhagavad Gita, traduzido por Huberto Rohden - Capíltulo III - Ioga da ação.
Ilustração da capa por Cláudio Gianfardoni


imagens::http://forum.intonses.com.br/espiritualidade-f7/bhagavad-gita-sublime-cancao-senhor-t150.html

3 comentários:

  1. Soraia querida,

    MARAVILHOSO ensinamento.
    Devemos estar atentos á todas as armadilhas do ego, pois estamos sempre sendo seduzidos e confundidos no nosso caminho de despertar.
    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  2. Entao longe das confusoes do mundo e
    da escuridao,existe um mundo de amor
    que esta dentro de nos!
    Dentro de nos habita nossa luz,nossa paz
    nossa vida... como uma promessa eres tu meu rei,meu Deus,meu amado Senhor!

    ResponderExcluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares